Por que vale a pena dar um sorriso para pessoas desconhecidas?

0 0

Dar um sorriso, mesmo que pequeno, para estranhos no meio da rua, pode ter um impacto enorme sobre seus sentimentos, dizem os cientistas.

Os pesquisadores realizaram testes em centenas de alunos para descobrir como pequenos gestos podem afetar as pessoas. Mesmo um simples contato com os olhos fazem uma conexão saudável, melhorando o bem-estar.

O ostracismo é doloroso”, disse o pesquisador Eric Wesselman, psicólogo de comportamento social da Universidade Purdue, em Indiana, EUA. “Não é uma experiência agradável”.

A equipe do pesquisador explicou o motivo pelo qual muitas pessoas se sentem sozinhas e isoladas em grandes cidades, onde as pessoas raramente fazem contato, mesmo que visual.

Os cientistas comentam que o problema é ainda pior em cidade pequenas. “A falta de reconhecimento pode ser mais doloroso em locais pequenos, como vilas e cidadezinhas do interior, o que faz com que pessoas escolham lugares maiores para morar”, disse a equipe de pesquisa.

O estudo também mostrou que sentimento de solidão pode afetar fisicamente as pessoas. Pesquisas recentes já haviam feito ligação entre solidão e o sistema imunológico, provocando diminuição na proteção natural do corpo, causando endurecimento nas artérias.

Essa nova pesquisa, apresentada na reunião anual da Sociedade para o Estudo da Motivação, nos Estados Unidos, foi projetada para encontrar exatamente a ligação que desencadeia o “liga e desliga” dos sentimentos.

Alguns dos meus co-autores descobriram, por exemplo, que as pessoas se sentem incomodados quando outras pessoas não a reconhecem”, comentou Wesselman. O estudo foi realizado com colaboração de 239 pessoas.

Jornal ciência

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *