Secretário da Saúde vai à Câmara e presta esclarecimentos

0 0

Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Saúde de Jacareí, Antonio de Paula Soares, compareceu à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre os serviços na rede pública de saúde na cidade. Eduardo Guadagnin, assessor técnico da Secretaria de Saúde e Henriqueta Fernandes, diretora de Planejamento e Regulamentação também estiveram presentes. A presença do secretário no Legislativo atende o requerimento de autoria do vereador Diobel da Didol’s (PSDB), aprovado pelos vereadores na sessão do último dia 5.

Os vereadores Laudelino Amorim (PT), Valmir do Parque Meia Lua (PSD) e o presidente Itamar Alves (PDT) compareceram à reunião e interpelaram o secretário com questionamentos envolvendo a falta de especialistas, a demora de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e as deficiências da Santa Casa.

Valmir direcionou suas primeiras perguntas sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque Meia Lua. O vereador queria saber sobre o fechamento da farmácia durante os feriados prolongados e a falta de pediatra.

Em resposta a Valmir, o secretário disse que a farmácia funciona de segunda a sexta-feira em horário normal. A farmácia avançada funciona 24 horas por dia, pois o medicamento tem que ficar disponível. Quanto ao pediatra, Soares afirmou que é um problema crônico já que os plantonistas faltam e não avisam. O secretário disse ainda que a prefeitura disponibiliza transporte para que os pacientes possam ser levados à Santa Casa.

Itamar solicitou esclarecimentos sobre a construção de novas unidades de saúde para atender a demanda da cidade. Os representantes da Secretaria de Saúde informaram que o plano de urgência e emergência prevê a instalação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até o final do ano e ainda da UPA 3 (Unidade de Pronto Atendimento), que está em fase de licitação e será construída na avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, região central. “Estamos trabalhando na reestruturação para que a Santa Casa faça somente o atendimento de casos de alta complexidade e o UPA 3 seja a porta para a emergência, atendendo adultos e crianças”, explicou Soares.

Números – O secretário apresentou dados sobre o atendimento na área da saúde em Jacareí. São 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde), sete atendem no sistema Saúde da Família, cinco tradicionais e quatro funcionando 12 horas – Parque Santo Antônio, Cidade Salvador, Jardim das Indústrias e a recém-inaugurada Santa Cruz dos Lázaros. Atualmente são realizadas 530 mil consultas por ano, 185 mil na atenção básica, 113 mil especialidade e 230 mil em urgência e emergência.

Antonio Soares também ressaltou que a população precisa fazer a sua parte. A cada 100 consultas com especialistas, 27 pessoas não comparecem. Nos atendimentos realizados fora do município, cerca 60% dos pacientes faltaram, ou seja, a cada 10 pacientes, seis não comparecem. O laboratório municipal realiza 600 mil exames por ano, porém, 200 mil não são retirados.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *