Vereadores Jovens 2012 tomam posse em sessão solene

0 0

{galleryslider=boxplus.carousel}verejovem{/gallery}

Fotos: Giovana de Paula/CMJ

A Câmara Municipal de Jacareí empossou na noite de quarta-feira (27), os estudantes de escolas públicas e particulares selecionados para compor a Câmara Jovem 2012. A sessão solene aconteceu no plenário do Legislativo com a presença dos vereadores e demais autoridades, amigos dos estudantes, familiares, professores e representantes dos estabelecimentos de ensino. Esta é a nona edição do projeto Câmara Jovem, criado em 2003, pela vereadora Rose Gaspar (PT) através de Decreto Legislativo.

Os 13 vereadores jovens, que cursam o ensino médio, vão cumprir um cronograma de atividades educativas estabelecido pela Câmara até o início de dezembro, quando acontece a sessão especial elaborada e realizada integralmente por eles. Na ocasião são apresentados os projetos, requerimentos, indicações e outros trabalhos desenvolvidos por eles durante o mandato.

Os requerimentos e indicações ficam arquivados nos anais da Câmara e os projetos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, transformam-se em leis.

Durante a sessão de posse cada aluno foi realizado um sorteio para direcionar os alunos para cada gabinete de vereador. Os vereadores jovens fizeram o juramento e receberam o diploma dos seus respectivos parlamentares.

Em homenagem aos vereadores jovens o grupo Quarteto Quatro Cantos interpretou as canções “Telegrama”, de Zeca Baleiro e “Mina do Condomínio”, de Seu Jorge.

Em seus discursos, os vereadores enalteceram o projeto e desejaram as boas vindas aos jovens estudantes. “Tenho orgulho desse projeto, pois ele proporciona a convivência entre jovens. A política transforma a vida das pessoas e eu desejo que vocês curtam esse período e sejam felizes”, disse a vereadora Rose Gaspar.

Para Itamar Alves, presidente da Câmara, os jovens irão aprender muito. “É fundamental a juventude se interessar pela política da nossa cidade e ter conhecimento sobre a função do vereador”, identifica.

Projeto – O objetivo da Câmara Jovem é ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município, nas grandes discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes na elaboração de projetos de lei e na vivência na prática do trabalho de um vereador.

Durante o ano a Câmara oferece aos vereadores jovens noções gerais sobre a estrutura administrativa do Município e um completo conhecimento das atividades legislativas. Procura, ainda, dar aos alunos uma noção exata sobre o que é ser vereador e o papel principal de um representante da população junto ao poder municipal.

 

 

Conheça abaixo os vereadores jovens empossados.

Anaísa Medeiros da Silva – Instituto de Educação Thereza Porto Marques (Valmir do Parque Meia Lua)

Bárbara Amaral Lopes – Escola Estadual Professora Amância Dias Sampaio (Diobel da Didol´s)

Beatriz Correa dos Santos – Colégio Mário Moraes (Pastor José Roberto)

Emerson Raffaele Tersigni Silva – Sesi (Itamar Alves)

Gerlan Ramos do Nascimento – Escola Estadual Doutor Pompílio Mercadante (Laudelino Amorim)
Laura Jane Ricardo Campos – Escola Estadual Professora Olívia do Amaral Santos Canettieri (Adriano da Ótica)

Lucas Bezerra Collard – Escola Estadual Dona Benedita Freire de Macedo (Alex da Fanuel)

Luís Guilherme Guedes Correa Lara – Colégio Antonio Afonso (Edgard Sasaki)

Marcos Vinicius Colaco Maciel – Escola Estadual Doutor João Victor Lamanna (Rose Gaspar)

Pedro Henrique Alves Barbosa – Escola Estadual Professor Dirceu Junqueira de Souza (Edinho Guedes)

Rafael Vieira Fernandes – Colégio Alcance (Dario Burro)

Tawan Teles Teixeira – Colégio SEPP (Osvaldo Arouca)

Vinicius Francisco dos Santos – Escola Estadual Professor João Cruz (Prof. Marino)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *