Professores decidem manter greve nas universidades federais

0 0

A maioria dos professores das universidade federais já se manifestou contra a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal no dia 24 de julho. Segundo informações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), o maior representante da categoria, 48 das 57 universidades federais que estão com as atividades paradas votaram em assembleias pela continuação da greve. A paralisação chega ao 76º dia.

Na noite de quarta-feira (1), está agendada uma nova reunião com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para que seja dada uma resposta oficial dos docentes à oferta feita pelo governo.

A última proposta foi de reajustes salariais entre 25% e 45% ao longo dos próximos três anos. O Ministério do Planejamento também concordou em antecipar de julho para março de 2013 o início dos aumentos, atendendo a uma das reivindicações da classe. Com isso, o impacto no orçamento seria de 4,2 bilhões.

Os docentes alegam que, apesar do incremento salarial, a proposta mantém a lógica da oferta anterior, apresentada no dia 13 de julho, e que foi recusada. “Não discutimos apenas aumento salarial, mas reestruturação da carreira para que cada professor saiba quais caminhos seguir para crescer. Mas o governo não assegura progressão igualitária”, alega Marina Barbosa, do Andes.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *