Jacareí comemora Dia do Folclore com teatro e sarau

0 0

Para comemorar o Dia Nacional do Folclore (22) a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu vai promover uma programação especial no Pátio dos Trilhos. Serão três espetáculos de teatro de rua, beneficiados pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) e o Sarau de Cordel com a Academia Jacareiense de Letras, na Sala Mário Lago.

A programação começa com o espetáculo “Se essa rua fosse minha”, às 14h, em seguida às 16h, o grupo Teatro de Construtores apresenta “Eta Nois”, espetáculo inspirado em lendas e cantigas do folclore nacional, ás 19h, terá o espetáculo a “A Revolta do Sal”, baseado em um fato histórico, ocorrido no ano de 1710, que marcou o período colonial do Brasil. Para encerrar a programação do Dia do Folclore, terá o Sarau de Cordel, na Sala Mário Lago (também no Pátio dos Trilhos), às 20h.

Revolta do Sal – Em 1710 o sal era artigo muito valioso, pois devido à alta carga de impostos só gente muito rica podia consumi-lo. Esse motivo gerou umas das ações mais ousadas contra a Coroa Portuguesa: A Revolta do Sal (1710), e que teve à frente o paulista Bartolomeu Fernandes, dono da fazenda “Angola”, na Vila de Jacareí. Acompanhado de 200 índios e escravos africanos, Bartolomeu invadiu os armazéns do Porto de Santos de onde retirou o sal estocado e o distribuiu.

A ação pegou de surpresa a côrte portuguesa e toda guarda que fazia a segurança do local. Esse conflito é tido por muitos historiadores como uma das primeiras insurgências contra a dominação de Portugal sobre o Brasil.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *