Vereadores aprovam a criação da “Semana das famílias Sírio-Libanesas de Jacareí” no calendário oficial do município

0 0

Na sessão de Câmara desta terça-feira, 19 de setembro, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT) que institui e inclui no calendário oficial do município a “Semana das famílias Sírio-Libanesas de Jacareí”.

A homenagem, que será celebrada anualmente na terceira semana de abril, tem por objetivo reconhecer o trabalho dos imigrantes e descendentes que colaboram para o engrandecimento da cidade. A escolha do Brasil pelos libaneses se dava, em parte, porque alguns patrícios já estavam aqui estabelecidos. O mesmo pode ser dito da escolha por Jacareí, onde a presença de um parente ou conhecido da mesma região libanesa ou síria determinava a decisão de mudar de país. Outro fator importante para a cidade era a presença do ramal ferroviário e a sua localização, perto de São Paulo, que facilitava a compra dos produtos que viriam a ser comercializados na região do Vale do Paraíba.

Em Jacareí as principais famílias que difundiram a cultura e fortaleceram o comércio foram: Abrahão, Esper, Nader, Nader Abrahão, Daher, Rachid, Ahmed, Mogame, Madid, Rustom, Massud, Raad, Assad e Maluf.

Outros cinco projetos de lei de denominação foram apreciados e aprovados por aclamação, exceto a propositura do vice-presidente Adriano da Ótica (PPS), votado nominalmente e aprovado por 12 votos favoráveis. A praça Samuel Gonzaga de Mancilha, esquina da rua João Feliciano com a rua dos Crisântemos, está localizada no Jardim Bela Vista.

Samuel morou por toda a sua vida na rua dos Mineiros, primeiramente com seus pais, depois com a sua mulher Maura Francisca Chaves Mancilha, de 71 anos, com quem teve um filho. Desse endereço, Samuel pôde observar o crescimento e o desenvolvimento de seu bairro e de sua cidade.

Edinho Guedes (PMDB) assina a propositura que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Cruz dos Lázaros, Ana Luisa Pinheiro. Ana Luisa nasceu em Jacareí no dia 15 de agosto de 1968. Muito amada pelos pais, irmãos, familiares e amigos, era vista como uma filha exemplar e pessoa carismática de conduta correta. O que ficou evidente com as mais de 850 assinaturas colhidas e enviadas ao parlamentar para que o local ganhasse o nome de Ana Luisa.

O vereador Osvaldo Arouca (PR) é autor dos projetos de lei das ruas Sargento Gil Marcelino e Luan Marcelino Junho de Souza. Nascido em Jacareí, pai de quatro filhos e casado com Laura Leite Marcelino, Gil Marcelino se especializou como Técnico de Segurança e antes de entrar na carreira militar, trabalhou em várias empresas de Jacareí.

Ingressou na Polícia Militar em 1963, e se aposentou da corporação em 1984. Como policial atuou por 10 anos consecutivos no Distrito de São Silvestre, criando a 1ª Delegacia de Polícia dessa região.

Na gestão do então prefeito Osvaldo da Silva Arouca, junto ao vereador Luiz Carlos Maiola Covre, trabalhou para que fosse instalada naquele distrito a Sub-prefeitura de São Silvestre. O vereador foi escolhido pelo prefeito para ser o seu 1º sub-prefeito. Gil colaborou para a criação do 1º Posto de Saúde do distrito.

O vereador Laudelino Amorim (PT), apresentou a propositura de denominação da rua Osmaria dos Santos Penhalver. Católica, ela participou ativamente dos movimentos da Paróquia São João Batista, com grande dedicação à Congregação Mariana e Adoradores de Jesus Eucarístico. Desenvolveu seu talento para o artesanato, dedicando-se principalmente aos trabalhos de cunho religioso, confeccionando rosários e outras peças com os temas da igreja.

Osmarina era muito querida por todos na sua família e na comunidade, cativando as pessoas com seu jeito simples e acolhedor.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *