Acordo para suspensão de demissões na General Motors é estendido até janeiro de 2013

0 0

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a General Motors chegaram, nesta quinta-feira, dia 11, a uma proposta que estende até 26 de janeiro de 2013 o acordo de suspensão do plano de demissão em massa na montadora. A proposta será levada para votação em assembleia dos trabalhadores, na próxima segunda-feira, dia 15, na porta da GM, às 5h30.

A proposta prevê a prorrogação do período de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho), que a princípio terminaria no dia 30 de novembro. Todos que estão em layoff terão direito a 13º salário, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e o reajuste de 8,24% conquistado na Campanha Salarial deste ano. A empresa planeja demitir 1.840 trabalhadores. Deste total, 232 já aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) e 824 estão em layoff. O PDV continua em aberto até o dia 30 de outubro e prevê benefícios de um a oito salários, de acordo com o tempo de trabalho.

O novo acordo também prevê a continuidade da produção do veículo Classic, no setor MVA (Montagem de Veículos Automotores), até 26 de janeiro, e não mais até 30 de novembro, como estava previsto anteriormente. O Sindicato e a GM têm mantido negociações desde agosto, e durante todo esse período a empresa continuou com a decisão de demitir os 1.840 trabalhadores, flexibilizar direitos e transferir a produção do Classic para a Argentina. Em nenhum momento a empresa garantiu a manutenção dos postos de trabalho, mesmo se forem retirados direitos já existentes.

Agora, empresa e Sindicato têm até 25 de janeiro para concluírem as negociações. Até lá, os trabalhadores irão manter uma agenda de mobilizações para pressionar governo e empresa a tomarem medidas que cancelem definitivamente as demissões e que novos investimentos sejam feitos na fábrica de São José dos Campos.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *