Metalúrgicos da General Motors preparam protesto no Salão do Automóvel

0 0

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, vai realizar uma manifestação no Salão Internacional do Automóvel, no próximo sábado, dia 27, a partir das 14h, em frente ao Pavilhão de Exposições do Anhembi.  Trabalhadores irão protestar contra os planos de demissões da General Motors e reafirmar a luta em defesa do emprego.

Os metalúrgicos levarão faixas e cartazes e distribuirão material informativo ao público do salão. A GM planeja demitir 1.840 trabalhadores até janeiro de 2013 e encerrar a produção do modelo Classic em São José dos Campos.

A maior parte dos manifestantes é formada por trabalhadores da GM que estão em layoff (contratos de trabalho suspensos) e que correm o risco de serem demitidos depois de 26 de janeiro. Desde agosto, mais de 230 funcionários já aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) aberto pela montadora.

A escolha do Salão do Automóvel como palco para manifestação é justamente para dar maior visibilidade à situação vivida pelos trabalhadores. Queremos mostrar a contradição da GM, que investe em tecnologia, é beneficiada por redução fiscal e, ao mesmo tempo, penaliza seus funcionários. O Sindicato continua negociando com a GM para tentar cancelar definitivamente as demissões, mas também continuaremos com as manifestações”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

O Salão do automóvel fica no Pavilhão de Exposições do Anhembi, à Av. Olavo Fontoura, 1.209,  Santana,  São Paulo.

Reunião com Geraldo Alckmin

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Carlos Ortiz, se comprometeu a agendar uma reunião entre o Sindicato, o governador Geraldo Alckmin e a General Motors. Estará em pauta o plano de demissão em massa da montadora.

O presidente do Sindicato e o secretário-geral Luiz Carlos Prates reuniram-se com Carlos Ortiz nesta quarta-feira, dia 24, em São Paulo, para buscar apoio do governo do estado na campanha em defesa do emprego.

Carlos Ortiz afirmou que irá procurar a GM nos próximos dias para dar início às discussões.

Em agosto, o governador Geraldo Alckmin já havia se declarado contrário às demissões e a favor da proposta do Sindicato de que a GM mantivesse em São José dos Campos a produção do modelo Classic. A montadora pretende levar a produção para sua fábrica em Rosário, na Argentina.

“Precisamos de todo apoio neste momento difícil vivido pelos trabalhadores. O fato de termos o governador negociando com a GM é, certamente, um importante passo na luta pela manutenção dos postos de trabalho”, conclui Macapá.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *