Campanha incentiva população a fazer teste de HIV

0 0

Começa nesta quinta-feira (22) em todo Brasil a Campanha Nacional de Luta Contra a Aids “Fique Sabendo”. Este ano a campanha vai destacar a importância da realização do teste de HIV/Aids, que possibilita a identificação da doença logo no início.

Em Jacareí o teste, que é rápido e simples como um exame de sangue, poderá ser feito até o dia 1º de dezembro em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 14h, ou no Ambulatôrio Municipal – rua Purus, 79, Jardim Paraíba, das 8h às 16h.

De acordo com Andrea Inocencio, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde, atualmente em Jacareí 38 pessoas estão em tratamento, sendo que 40% dos casos são de jovens com menos de 30 anos. Ela afirma que a intenção da campanha é mobilizar a população — de qualquer idade, grupo social ou orientação sexual — a fazer o teste. “Hoje não existe mais grupo de risco, todas as pessoas sexualmente ativas podem contrair o vírus da Aids”, explica.

No dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, um grande evento será realizado no Parque da Cidade, com a participação de várias secretarias municipais. Além de profissionais da saúde que prestarão orientação ao público, o evento reunirá artistas locais e grupos musicais.

Números – Dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de incidência da Aids no Brasil, em 2011, foi de 20,2 por 100 mil habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior volume de casos continua concentrado nos grandes centros urbanos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *