Jornalista lança livro “Memória Cabocla” neste sábado em Jacareí

0 0

A jornalista e escritora Dinamara Osses lança no próximo sábado (10), às 19h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, o livro Memória Cabocla – beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Entrada gratuita. Memória Cabocla é o segundo livro, apoiado pela LIC, lançado por Dinamara Osses, que também é membro da Academia Jacarehyense de Letras.

A proposta da autora é revelar a Cultura Caipira a partir de um romance experimentado por personagens reais e fictícios. Os fatos ocorrem durante a década de 1950, em meio a um conturbado processo de transição vivido pela personagem principal, ao migrar do meio rural para o urbano.

“Durante a narrativa, elementos peculiares relacionados à religiosidade, à musicalidade,

à dança, ao modo de se vestir, à gastronomia, irão revelar o típico caipira valeparaibano”, comenta a escritora.

Dinamara explica que Memória Cabocla é resultado de relatos fragmentados e pinçados nas reuniões familiares da própria autora que, com base em pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema, fez com que a literatura alcançasse um romance com proposta não somente de “rememorização” da cultura caipira. “Mas também de um período da história em que as cidades do interior eram embaladas pelos sons dos alto-falantes na praça, dos programas de rádio, do trem cortando o centro da cidade, do comércio silenciando, cerrando suas portas, em respeito ao cortejo fúnebre que passava”, revela.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *