Jacareí foi a 4ª cidade do Estado que mais fez testes HIV/Aids

0 0

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo mostrou que Jacareí ficou com a quarta colocação entre as cidades que mais realizaram testes para detectar HIV/AIDS durante a realização da Campanha Fique Sabendo 2012 – de 22 de novembro a 1º de dezembro.

De acordo com dados da secretaria, a primeira cidade do Estado na lista foi Ribeirão Preto com a realização de 5.324 testes, em seguida São Paulo com 3.365 testes, Itaquaquecetuba com 3.185 e Jacareí com 3.140 testes realizados.

Andrea Inocêncio, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids de Jacareí considerou o resultado bastante positivo. “A meta era que fossem realizados 2.500 testes para a identificação do HIV/AIDS, mas durante o período da campanha foram feitos 3.140 testes. Superamos nossas expectaivas”, comemora.

Andrea ressalta que 60% das pessoas fizeram o teste pela primeira vez. “O principal objetivo da campanha foi incentivar as pessoas a fazer o teste. Saber do contágio precocemente aumenta a expectiva do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida”, informa.

Atualmente são 570 pacientes que fazem tratamento para Aids em Jacarei – com medicação antirretro viral (coquetel). O maior número de pessoas contaminadas é de adultos jovens – entre 20 e 34 anos. Quem quiser fazer o teste pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento – rua Purus, 79, Jardim Paraíba, das 8h às 16h. O teste é gratuito.

Números – Segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros infectados com o vírus do HIV desconhece sua situação sorologica. Atulmente 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Desse total, 135 mil (25,4%) desconhece seu diagnótsico. Fatores como preconceito e barreiras culturais dificultam o diaganóstico precoce da doença.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *