Vereador sugere utilização de programa para aproveitar água de chuva em Jacareí

0 0

O vereador Edgard Sasaki (DEM) enviou ofício no dia 20 de fevereiro ao prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Motta, sugerindo a implantação de um programa instituindo a inclusão de “Meios para Retenção e Reuso de Águas Pluviais em Edificações Novas e aos em Reformas”.

O objetivo é que residências, condomínios e indústrias sejam obrigados a fazer a captação de água de chuva para posterior aproveitamento.

Em uma residência padrão, a água da chuva pode substituir a água tratada (e potável) da rede pública em diversas aplicações, como vasos sanitários, máquinas de lavar, irrigação de jardins, lavagens de carros, limpeza de pisos e piscinas. O uso de água para fins não potáveis em estabelecimentos comerciais como escolas, prédios públicos e mesmo em indústrias, onde pode ser utilizada no processo produtivo, pode responder por pelo menos 10% do consumo.

O sistema de implantação é simples, podem ser utilizadas cisternas e filtros subterrâneos, apresentando soluções mais completas, como também pode ser utilizado filtro de descida e caixas d’água acima do nível do solo, num processo bem mais simplificado.

Segundo o vereador, a captação de água da chuva para aproveitamento em residências, condomínios e indústrias, ainda é pouco difundida no Brasil, mas vem sendo defendida pelos órgãos e entidades que cuidam do meio ambiente.

“No momento, diferentes e bem sucedidas experiências estão sendo implementadas em vários países desenvolvidos. Esse programa é importante, pois enfrentamos sérios problemas com relação ao uso da água, como o alto custo da tarifa de consumo, mau uso desse recurso, como a utilização de água potável para procedimentos que não necessitam de água tratada, entre outros”, justifica Sasaki.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *