Dez vereadores de Jacareí encaminharam, na última semana, um ofício ao presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, para solicitar a análise e o estudo a cerca da possibilidade de autorizar a passagem do ônibus intermunicipal, oriundo e com destino a São Paulo, para que retorne ao percurso anterior.
Os vereadores que assinaram o ofício foram: Rose Gaspar (PT), Hernani Barreto (PT), Arildo Batista (PT), Ana Lino (PMDB), José Francisco (PT), Edinho Guedes (PMDB), Paulinho do Esporte (PMDB), Pastor Rogério Timóteo (PRB), Itamar Alves (PDT) e Fernando da Ótica (PSC).
Com a inauguração da Rodoviária de Jacareí, em 26 de novembro de 2011, os ônibus intermunicipais sofreram mudanças de itinerário e deixaram de passar no centro da cidade. Desde então, os munícipes e os visitantes de Jacareí têm dificuldades e reivindicam a reversão da atual situação.
Recentemente, a Câmara de Jacareí aprovou o veto sobre a regulamentação do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros, em discussão única. A razão pela qual os vereadores foram favoráveis ao veto foi pelo motivo de que não é de competência da Casa legislar sobre esta questão, já que esta decisão deve exclusivamente ser tomada pelo Governo do Estado.