Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal começa na segunda-feira em todas as UBSs

0 0

Jacareí começa nesta segunda-feira (15) uma Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal em todas as Unidades Básicas de Saúde. O objetivo desta ação, realizada pela Secretaria de Saúde, é identificar precocemente o câncer bucal para que o tratamento seja mais eficaz. A campanha segue até o dia 26 de abril – para participar, basta procurar o dentista em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com a dentista e supervisora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Renata De Lima Horta Beltrame, o público-alvo da campanha são idosos acima de 60 anos, pois frequentam pouco os consultório odontológicos. Ela afirma que a doença é mais comum nas pessoas com mais de 40 anos.

A dentista explica que o câncer pode se manifestar de diversas maneiras — porém as alterações benignas mais comuns encontradas são cáries de raiz, xerostomia (boca seca), lesões em tecidos moles da boca, doença periodontal, abrasão, erosão dentária, halitose (mau hálito), dificuldade de higienização, prótese mal adaptada e necessidade de prótese.

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência de câncer de boca ocupa o quinto lugar entre o sexo masculino e o nono entre o sexo feminino. Durante o período da campanha, além da detecção precoce de lesões serão feitas orientações sobre a importância do autoexame periódico.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *