Dados do Ministério da Educação apontam que matemática, física e química não despertam interesse em alunos‏

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As graduações de matemática, física e química apresentam problemas, diferentemente do que acontece no curso de engenharia, onde os dados de ingressantes no curso apresentam elevação. Em 2010 e 2011 os ingressantes nos três cursos que formam a educação básica caiu de 3% para 2,8%.
Esses cursos são essenciais no Ensino Médio, que é o que conclui a formação básica da qual todos precisam. E, consequentemente, essas são as áreas que mais carecem de professores na escolas públicas.
Segundo José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da USP, isso causa muita preocupação, pois a formação dos alunos no Ensino Médio nessas três disciplinas é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país. Já para o ex-reitor da Universidade,  Roberto Lobo, o problema está na falta de dinâmica que aparece tanto para alunos da educação básica, quanto para os do ensino superior, que ficam estudando reações químicas sem saber por quê.
O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, diz ter ciência da situação e deverá anunciar programas de incentivo ao ingresso nos cursos universitários de ciências exatas e biológicas, visando uma melhora nas aulas do Ensino Médio, com laboratórios e outras ações dinâmicas, além de tentar incentivar o interesse por essas áreas antes mesmo da educação superior.
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