Exposição com cultura árabe pode ser vista até domingo

0 0

A exposição Presença Árabe em Jacareí – que reúne fotos, dança, música e gastronomia – pode ser vista até domingo (28), no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. O evento revela a influência dos imigrantes da colônia sírio-libanesa que chegaram no final do século 19 e se estabeleceram na cidade – influência que pode ser notada até os dias atuais na indústria e no comércio, além da gastronomia.

Os primeiros imigrantes árabes chegaram a Jacareí no final do século 19. A historiadora Ana Luiza do Patrocínio, que coordenou a pesquisa para a realização da Semana Árabe em 2012, revela que a chegada dos árabes à cidade teve início com o sírio Jorge Madid e o libanês Amin Esper. “Praticamente eles chegaram juntos em 1898”, diz.

Atualmente, além desses dois sobrenomes, há pelo menos outros 15 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Ruston, Rachid, Madid, Daher, Nader, Moganes, Almed, Ale, Maluf, Chaquib, Assad, Massud, Abrahão, Abdo e Raad. No domingo (28), encerramento da Semana Árabe, tem show com a banda de música árabe 1001 Noites.

Comidas típicas — A culinária será representada por três tipos de esfiha (carne, calabresa com catupiry e escarola), kibe recheado, homus (pastas de grão de bico), coalhada seca e babaganuche (pasta de berinjela), além de variedades de doces folhados. O valor varia entre R$ 2,50 e R$ 3,00.
Serviço — Exposição 2ª Presença Árabe em Jacareí – Museu de Antropologia do Vale

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *