Museu recebe Mostra sobre Direitos Humanos

0 0

Sequestrado e torturado durante a ditatura na Argentina, entre os anos 1967 e 1978, o artista plástico uruguaio Máximo Dias, 53 anos, sabe bem o que é viver sob um regime de repressão. Mas a dramática experiência se transformou em inspiração e resultou na Mostra Direitos Humanos e Arte, que pode ser vista de 7 de abril a 10 de maio no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. A mostra – que faz parte da programação dos 361 anos de Jacareí – ocupa uma das salas do térreo do Museu.

Direitos Humanos e Arte é composta por 18 pinturas (nanquim, guache e acrílico) e mais um telão que exibe imagens que denunciam violações dos direitos humanos, com a narração do poeta amazonense Thiago de Melo. “É a união de imagens (pinturas) e a palavra (poesia) ajudando o público a entender melhor o que muitas vezes nos é repassado em linguagem técnica”, explica Máximo Dias.

Segundo Máximo, a mostra consiste na divulgação dos direitos humanos, fomentando a discussão e estimulando o acesso e as ações que já estão em andamento, já que a luta pelos direitos humanos não para. “O Estado democrático é um estado de direito. É impossível falarmos em democracia sem falar em direitos humanos. Esta mostra vem cumprir o papel de divulgar e popularizar os direitos humanos”, diz o artista.

“A arte aqui assume o compromisso e o dever de ser mais do que linhas estéticas e harmônicas, propõe ser a voz do oprimido, daquele que cala ou mesmo reclama sem ser ouvido, da ansiedade do povo pela justiça e a verdade”, completa.

Máximo nasceu no Uruguai e viveu na Argentina, onde cursou a escola de Belas Artes. Há 30 anos chegou ao Brasil e atualmente mora em São José dos Campos. A Mostra Direitos Humanos e Arte passou pelas cidades de São José dos Campos, Tremembé e Guarulhos. Máximo também já realizou outras mostras na Argentina, Chile, Uruguai, Equador e Espanha.

Serviço – O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba fica na rua XV de Novembro, 143, Centro. É aberto sábado e domingo, das 11h às 17h, e de terça a sexta-feira, 9h às 17h. Entrada gratuita. Visitas monitoradas podem ser agendadas no tel. (12) 3953-3574.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *