Moradores de Jacareí estão sofrendo com uma falha de comunicação interna de funcionários do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Vagas de emprego estão sendo anunciadas por eles mesmo para que canais de imprensa as divulguem, porém quando os jacareienses vão ao posto, recebem a informação que tais vagas inexistem.
Algumas pessoas já passaram por essa situação duas e até mesmo três vezes, além de reclamarem do atendimento no local. Laís Almeida Mascarenhas é uma das que afirmam ter ido ao PAT, mas sem nenhum resultado positivo. “Já aconteceu três vezes comigo, toda vez que vou lá não tem vaga nenhuma e quando tem, o que é raro, só vejo gente que tem conhecido lá dentro, pra ser beneficiado”, disse.
Outra moradora também passou pelo mesmo “equívoco” cometido pelo Posto de Atendimento. Na terça-feira (30), Débora Ananias foi se candidatar para uma vaga de Auxiliar de Linha de Produção que havia sido anunciada, mas ao chegar lá, a vaga era inexistente.
Este não é um problema recente, os moradores reclamam disso há algum tempo
Amanda Xavier usou a página oficial do NJ no facebook para fazer uma crítica ao PAT. “O PAT de Jacareí não tem nada pra oferecer, apenas vagas fantasmas, não sei como ainda não fechou, porque não faz falta nenhuma”, afirmou.
Robson Gilberto dos Santos foi outro que sofreu com a falha. “Leio o NJ todo dia, vi o anúncio das vagas para uma empresa de autopeças e fui assim que a notícia foi publicada. Quando cheguei, me informaram que não existia vaga alguma e ainda foram grossos comigos. Disseram que o jornal estava errado e só em um painel do lado de fora do PAT é que tinham vagas verdadeiras”.
Outro lado- O NJ procurou a prefeitura para saber o porquê dessas informações -que são passadas por eles mesmos- desencontradas. Através de uma nota, eles responderam:
“A Prefeitura de Jacareí informa que quando as vagas do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) são divulgadas elas estão no sistema, mas pode acontecer de uma pessoa chegar para se candidatar e esta vaga já não estar mais disponível, pois como sempre informamos, elas podem sair do sistema assim que estiverem preenchidas – ou mesmo ao atingir um limite de encaminhamentos à empresa. Isso não significa que a vaga não tenha existido ou tenha sido cancelada.
No caso específico da loja de autopeças, o que o PAT está fazendo é a pré-seleção — a avaliação dos currículos e finalização do processo serão feitos pela própria empresa.
A Prefeitura ressalta que trabalha constantemente para melhorar a qualidade de atendimento dos serviços prestados no PAT, como a recolocação no mercado de trabalho, emissão de Carteira de Trabalho, elaboração de currículos e entrada no seguro-desemprego. Seja por parte das empresas, seja por parte dos trabalhadores, a grande procura pelos serviços do PAT atesta, por si só, sua credibilidade”.