Mais de 5 mil tomam as ruas de Jacareí em protesto pacífico

0 0

Histórico!! Foi lindo de ver cerca de cinco mil jacareienses caminhando pelas ruas da cidade. O movimento que ganhou força nas capitais e chegou a inúmeras cidades do interior mostrou sua cara em Jacareí. Nada de bandeiras de partidos, o que não significa que eles não estivessem ali. Haviam outras bandeiras, com conteúdo diversificado. O protesto era contra o aumento abusivo das tarifas de ônibus? Sim, era! Mas era também pela corrupção, pela precariedade da educação e saúde, pela PEC 37, pela aprovação da “Cura Gay”, enfim, pelo descaso com o povo brasileiro.

Foi emocionante ver aquela multidão caminhando, gritando, protestando e, pacificamente, ganhando as ruas. Cartazes pediam para que não houvesse violência e vandalismo.

Em frente à prefeitura cantou-se o Hino Nacional e cobrou-se o prefeito Hamilton, para que haja transparência na administração.

Seguindo em direção à Dutra foi sensacional ver que, mesmo quem não estava ali, na rua, também se manifestava. Pessoas aplaudiam o movimento, piscavam as luzes, gritavam palavras de incentivo. A luta também é deles e, aos poucos, eles estão descobrindo isso!

Assim que chegamos e paramos a Dutra, com mais de três horas de protesto, pudemos descansar um pouco. Alguns sentaram, deitaram no meio da Rodovia, mas continuaram ativos, gritando. Os motoristas desligaram seus veículos, alguns desceram e acompanharam mais de perto. Muitos olhavam incrédulos para aquela multidão.

Quando decidimos caminhar até a sede da Jacareí Transporte Urbano, nos deparamos com algumas pessoas que bloquearam a pista sentido SP da Rodovia com fogo. Essas pessoas não faziam parte do movimento. Talvez quisessem um protesto, mas fiquei com a nítida impressão de que não sabem fazê-lo de forma ordeira e pacífica.

Ainda na Dutra, foi orgulhoso olhar para trás e ver aquele povo todo ali. E foi gratificante ver que mesmo aqueles que foram obrigados a parar seus veículos e atrasar a chegada a seus mais variados destinos, acenavam, buzinavam e apoiavam o movimento.

Parados em frente à JTU, o imenso grupo pedia a revogação do aumento concedido em março.

Mesmo com a redução da tarifa para R$3, o povo foi para as ruas. Além de achar o valor bastante elevado para a realidade do nosso transporte, existiam todos os outros fatores de violência vivido por nós brasileiros.

Pude conversar com muitas pessoas, mas um jovem rapaz chamou a atenção. Disse que desobedeceu a mãe que o havia proibido de participar do ato e que recebeu mensagens da namorada dizendo que estava decepcionada por ele estar ali. Mas ele se manteve ali, firme, porém triste com os que preferem protestar virtualmente ou, ainda, os que pensam somente no desejo pessoal e não na luta coletiva.

Hoje, mais do que nunca, senti orgulho de ser brasileiro, de ser jacareiense. Sinto orgulho desse povo sofrido que despertou e está nas ruas reivindicando melhorias para nosso país. Se você não é uma dessas pessoas, eu lamento. Mas mantenho firme a esperança para que você também acorde e perceba que também é explorado!

Parabéns Jacareí!

Veja mais fotos da manifestação clicando AQUI

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *