Mesatenistas de Jacareí participam de estudo inovador

0 0

Os atletas da equipe masculina do CTM Jacareí participaram na semana passada de avaliações físicas voltadas para a modalidade tênis de mesa no Educamais Centro. Foram cinco dias de atividades com os principais atletas da equipe realizadas com a ajuda de um robô lançador de bolas.

Trata-se do projeto de mestrado do professor Jorge Vieira de Mello Leite (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) sob orientação do Prof. Dr. Alessandro Moura Zagatto (docente da UNESP-Bauru).

O professor, também mesatenista, é natural de Brasília/DF, e explica o motivo de estar reaizando este estudo: “Atualmente, existem poucos estudos científicos que investigam aspectos fisiológicos e metabólicos no tênis de mesa. Por esse motivo, esse projeto objetivou a análise de características bioenergéticas do jogo de tênis de mesa, além da investigação de parâmetros aeróbios e anaeróbios de mesatenistas de nível nacional e associação destes parâmetros com o desempenho”, disse Jorge Leite.

Para cumprir os objetivos do projeto, os mesatenistas foram submetidos a jogos de tênis de mesa e testes físicos até a exaustão utilizando um analisador de gases portátil, além de coletas de amostras de sangue. A caracterização bioenergética do tênis de mesa permitirá que técnicos e preparadores físicos direcionem os treinamentos enfatizando os metabolismos mais utilizados na prática desta modalidade. Além disso, as avaliações de aspectos aeróbios e anaeróbios realizadas nesse projeto possibilitarão elaborar um perfil para a aptidão física de mesatenistas de nível nacional.

O professor escolheu os atletas das equipes de Bauru e Jacareí por considerar esses clubes como dois dos maiores clubes do Brasil na atualidade. “A cidade de Jacareí é tricampeã brasileira na categoria sub 21 e o trabalho realizado pelo técnico Waldemir Júnior é consagrado nacionalmente”, frisou o mestrando.

Assim além de contribuir para esse trabalho acadêmico que ajudará muito o tênis de mesa nacional, o técnico jacareiense receberá dados individuais dos atletas, os quais permitirão um trabalho mais organizado e com mais êxito em alto rendimento: “Com as informações que receberei posso prescrever exercícios mais proveitosos, utilizando a capacidade máxima dos atletas. É possível saber onde terei que atuar para melhorar a capacidade de aproveitamento individuais sem ficar abaixo do potencial limiar como também evitar o overtranning”, afirma o técnico Waldemir Júnior.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *