Conselho Municipal de Políticas Culturais de Jacareí toma posse

0 0

Os Conselheiros Municipais de Políticas Culturais tomaram posse nesta quinta-feira (22), em cerimônia no auditório do Paço Municipal. Na solenidade, a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz, representando o prefeito Hamilton, destacou que é um momento “de muita emoção” para a cidade, reforçando a importância da cultura no exercício da cidadania, ao lado da educação, saúde e outras áreas.

Sonia informou que já está sendo discutido o Plano Municipal de Cultura, junto com a classe artística e conselheiros, para manter as classes temáticas, trazendo sugestões da população. Falou também que já está na Câmara Municipal o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, ressaltando a vontade política do prefeito Hamilton com relação à cultura.

O conselheiro Geraldo Magela dos Santos, representando todos os conselheiros, disse que este é um “momento histórico” para Jacareí. “O que vamos fazer com esta história está nas mãos dos conselheiros. Ainda tem muita coisa para colocar no lugar, e a primeira função é unir a classe que fez esta eleição”, disse o conselheiro.

Conselheiros – Os conselheiros têm mandato de dois anos. Foram empossados (titulares e suplentes): Sonia Regina Ferraz Pereira e Alberto Capucci Filho (Fundação Cultural de Jacarehy), Paulo Bicarato e Taís Aranha (Gabinete do Prefeito), Danielle Gonçalves e Patrícia Quina (Secretaria de Meio Ambiente), Jaqueline dos Santos Mancilha e Ilda Maria de Jesus (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Rosana Antunes e Fernanda Vinhas (Secretaria de Comunicação Social), Killian Kumagae e Cláudia Aparecida de Souza (Secretaria de Educação), Agnaldo Dias e Elton Rivas (Câmara Municipal), Juliano Augusto Mazzuchini e Miguel Ramos (artes cênicas), Maria Cristina Stello Leite e Pedro Guimarães Filho (artes visuais), Débora Rodrigues Pimentel e Lucila Andreozzi Funes (artes visuais), Felipe Nobre de Oliveira e Mauro Messias Bueno Junior (música), Sandra Regina Carvalho Hasmann e Cleber de Oliveira Heinz (literatura), Adriano de Oliveira Pinheiro e Dario Baptista Bueno (cinema), Geraldo Magela dos Santos e Jusara Pires Antunes Bayer (folclore e cultura popular).

O Conselho – O Conselho de Políticas Culturais de Jacareí é uma instância colegiada permanente, formada por sete representantes do poder público e sete da sociedade civil, com caráter consultivo, responsável pela formulação de estratégias e pelo acompanhamento da execução da política cultural do município.

As competências essenciais do Conselho de Políticas Culturais são propor e aprovar, a partir das orientações da Conferência Municipal de Cultura, as diretrizes gerais do plano de cultura; acompanhar a execução do plano de cultura; apreciar e aprovar as diretrizes dos fundos de cultura; manifestar-se sobre a aplicação de recursos provenientes de transferências entre os entes da federação, em especial os repasses de fundos federais; fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos em decorrência das transferências federativas; e acompanhar o cumprimento das diretrizes e instrumentos de financiamento da cultura.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *