Esperar Uma Oportunidade ou Correr Atrás Dela?

0 0

VAGAS X CANDIDATOS

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a concorrência por uma vaga de emprego é enorme. Isso é fato e sentimos na pele. Por que então, tantas vagas de emprego não são concluídas nas empresas? Sobram candidatos de um lado e oportunidades de trabalho do outro, e deste jeito essa conta não bate! Na verdade temos que levar em conta alguns fatores para que a conta faça sentido.

Algumas regiões possuem uma maior aglomeração de mão de obra – os centros urbanos são exemplo disso – mas em contra partida, poucos profissionais atendem aos requisitos de vagas técnicas ou mesmo operacionais devido ao preparo, formação e experiência exigida. Há muita gente querendo trabalhar, esperando por uma vaga de emprego, mas poucas com condições de assumi-las. Outras regiões são pouco habitadas ou há pouco tempo eram de atividade quase exclusivamente agrícola e hoje têm indústrias devido a incentivos fiscais de suas prefeituras e estados.

Assim, com muita ou pouca mão de obra, os problemas se assemelham. O Brasil ainda é um país com baixo nível de escolaridade, com uma deficiência enorme em formação acadêmica técnica ou de nível superior. Em muitos casos inclusive, as empresas buscam esta mão de obra qualificada fora do país.

É importante que toda a sociedade, incluindo governo, prefeituras, escolas públicas, particulares e empresas privadas se unam na busca por alternativas e soluções. Aumentando o número de vagas nas escolas de nível técnico e superior (sem perder a qualidade do ensino – que por vezes já é precário), criando condições financeiras e de acesso para jovens ingressarem no mercado de trabalho, além de apoiar os profissionais que já estão a seguirem seus estudos ou reiniciarem.

Mas também e principalmente, é preciso que os próprios profissionais se movimentem e corram atrás, buscando novos conhecimentos, habilidades e uma formação que lhes proporcione uma melhoria nas suas condições de trabalho, remuneração e vida.

A realidade hoje demonstra que quem fica parado esperando as coisas acontecerem, vai acabar no final da fila. É imprescindível ter iniciativa e pró-atividade, buscar aprendizado constante e formação continuada para garantir o seu lugar ao sol.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *