Evento que visa a prevenção do câncer de mama vira Lei em Jacareí

0 0

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade durante a 30ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei que institui em Jacareí a “Caminhada Pense Rosa” e inclui o evento no calendário oficial da cidade.

O projeto de autoria dos vereadores Edinho Guedes (PMDB) e Ana Lino (PMDB) visa realizar a “Caminhada Pense Rosa” na cidade para incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado do câncer de mama.

A “Caminhada Pense Rosa” é um evento de abrangência mundial que tem como principal finalidade sensibilizar e informar a sociedade para a prevenção do câncer de mama.

A lei que entrará em vigor na data de sua publicação institui a realização da caminhada uma vez por ano, a ser realizada no mês de outubro e sugere que durante a semana do evento, os prédios públicos sejam iluminados com a cor rosa, como acontece em outras partes do mundo.

No ano passado, um grupo de profissionais que atua diretamente com pacientes portadores de câncer de mama, realizou na cidade a “Caminhada Pense Rosa”. O evento contou com a presença de mais de mil pessoas segundo os organizadores e teve a anuência da Organização Não Governamental Orienta Vida, ONG que coordena a campanha em toda região do Vale do Paraíba.

Para que o evento possa continuar a ser realizado na cidade, a ONG impõe entre outras regras, que o município inclua a caminhada no calendário oficial.

Durante a defesa do projeto, a vereadora Ana Lino (PMDB) disse que participou da caminhada realizada o ano passado e afirmou que além de pensar e vestir rosa, toda sociedade tem de divulgar e se conscientizar da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o Dr. Celso Abrahão, médico oncologista e um dos organizadores do evento na cidade, o câncer de mama é uma doença potencialmente curável desde que seja feito diagnóstico de forma precoce.  “O objetivo da caminhada é levar informação e sensibilizar as pessoas para que se desfaçam certos tabus e mitos que impedem ainda que as pessoas procurem os médicos para fazer a prevenção da doença”, disse o médico.

Para o presidente da Câmara de Jacareí, vereador Edinho Guedes (PMDB), a  “Caminhada Pense Rosa”, realizada em outubro de 2012, foi um marco para cidade. “Nosso empenho é para que a caminhada venha a fazer parte do calendário de eventos de nosso município, em consonância com o que já acontece em centenas de outras cidades no Brasil e no mundo”, exaltou.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *