Hospital São Francisco participa da Semana Mundial da Amamentação

0 0

Com o tema “Amamentar é natural. Apoiar é essencial”, a equipe do Serviço Materno-infantil do Hospital São Francisco promove mais uma Semana de Amamentação, que vai até dia 09 de agosto, com o objetivo de conscientizar e incentivar o aleitamento materno.

Em sintonia com a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA (veja histórico abaixo) a semana quer valorizar quem apoia a mulher neste período de amamentação: seja o companheiro, os parentes, amigas ou profissionais da área. “A mãe que é apoiada se sente cuidada, porque neste momento muitas vezes ela está confusa, é um momento de adaptação; ela pode não pedir, mas ela vai precisar de ajuda, só que estas pessoas que vão ajudá-la precisam saber o que falar, o que é certo e errado na amamentação, pois ainda existe muito mito”, explica a enfermeira Wânia Sabrina, coordenadora do CEAMI (Centro de Atendimento Materno-Infantil) do Hospital São Francisco.

O Hospital São Francisco tem o título de “Hospital Amigo da Criança” concedido pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde desde 2002, pelo incentivo ao aleitamento materno.

Veja a programação e participe:

Palestra para a comunidade
Dia 09/08 às 14h no Auditório do HSFA com as Técnicas de Enfermagem: Araci Ferraz e Isanete Faria (CEAMI); Natalina Araújo (Maternidade)

Sensibilização com os colaboradores
Até 09/08 nos próprios departamentos

Doutores Coloridos visitam as mães
Dias 07 e 09/08 para as mães internadas na Maternidade

 

Como surgiu a Semana da Amamentação

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;

• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;

• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;

• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *