Jacareienses aprendem técnica de empapelamento

0 0

No bairro Jardim Pedramar, em Jacareí, moradores estão aprendendo a técnica do empapelamento para produzir artesanato, inspirados no entalhe em madeira. Em vez do cedro, eles iniciam o processo a partir de papelão e jornal, que são recortados para compor fachadas de capelas e casas em alto relevo. Depois de formadas, as peças recebem camadas de massa corrida e pintura em látex. “Com um acabamento refinado, as peças ficam semelhantes a entalhe em madeira”, comenta o artesão e instrutor da oficina, Geraldo Borbagatto.

A oficina de empapelamento no bairro é uma iniciativa do Projeto Pedramar: Arte e Geração de Renda, beneficiado pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. “O objetivo é, no primeiro momento, propor o contato com a arte e no decorrer da aprendizagem incentivar também a geração de renda. Tudo depende do interesse do aluno”, diz Borbagatto.

As estudantes Daiane de Oliveira, Luana Prado Silva e Karen Eduarda Ferreira da Silva, todas de 13 anos, gostam de se revezar na produção de cada peça. “É que uma tem mais habilidade para criar as peças. Outra para pintar ou decorar. Eu, por exemplo, gosto de fazer as peças e dar o acabamento em massa corrida”, justifica Karen. Já Daiane e Luana revelam mais habilidade no pincel. “Fazemos de tudo, mas preferimos a parte da pintura”, diz Daiane. “É bacana escolher as tintas e depois deixar a peça toda colorida”, completa Karen.

Aulas – A oficina também atende, além de crianças e adolescentes, o público adulto. As aulas acontecem às quintas-feiras, nos períodos da tarde (das 15h às 17h) e noite (das 18h às 20h), no Espaço Cultura no Morro – Estrada do Tanquinho, 317 – Jardim Pedramar.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *