Projeto em Jacareí ensina idosos a ler e escrever

0 0

“Três grãozinhos de feijão na mão… cresci ouvindo a voz forte do meu pai falando assim comigo enquanto tentava contar os grãos de feijão e milho. Quem nasce pobre e cresce na roça não tem chance de aprender. Eu tinha uns 7 anos e mal sabia contar, mas ajudava meu pai na lavoura sem saber ao menos o que era ir à escola. Hoje, me sinto importante, estou aprendendo muito aqui nas aulas.” O relato é de Maria do Carmo Santos Leite, de 63 anos, uma das alunas do programa Brasil Alfabetizado no Centro de Convivência do Idoso Viva Vida.

Empolgada com as aulas da professora Rejane da Silva, Maria do Carmo conta que é incentivada pelos filhos a estudar e, na sala de aula, contagia outros alunos com sua motivação, como a amiga Elisa Rodrigues. Elisa conta que tomava calmantes e dormia muito, mas depois que passou a frequentar as aulas de alfabetização conseguiu eliminar os calmantes. “Aqui é tudo de bom!”, comemora.

Já Lucas Cardoso de Jesus, de 74 anos, diz que ficava indignado por não conseguir ler o letreiro dos ônibus e mais irritado ainda quando indicavam um ônibus errado. Ele, como a maioria dos alunos da oficina de alfabetização, não teve oportunidade de frequentar a escola quando criança, mas a turma não se importa em recuperar o tempo nesta fase da vida. “Quero ter conhecimento, aprender a ler e escrever”, afirma o idoso, sem esconder o esforço em fazer os traçados ensinados pela professora Rejane. E Lucas garante que as aulas fazem bem para tudo: “até para dormir eu tenho mais sossego”.

Para a gerente do Viva Vida, Cidinha de Paula, a oportunidade que os idosos estão tendo representa inclusão social, respeito e, sobretudo, dignidade. “É emocionante ver estes idosos reconhecendo palavras e escrevendo, a sensação é de que estamos oferecendo oportunidades e cumprindo os objetivos sociais.”

O Centro de Convivência do Idoso Viva Vida é um dos projetos sociais da Secretaria de Assistência Social de Jacareí e oferece oficinas e atividades próprias para pessoas a partir de 60 anos. Mais informações podem ser obtidos no Viva Vida que fica na rua Itapira, 260, Jardim Mesquita. Telefone: 3953-2819.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *