Operadoras terão que se adequar a mais uma exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em breve. O órgão pretende exigir que as operadoras criem um sistema de cancelamento automático dos contratos através da web.
Com isso, os clientes não precisariam mais recorrer a um call center para realizar o cancelamento de algum plano. O objetivo é facilitar a vida dos usuários, já que atualmente é preciso passar por vários setores e gastar muitos minutos com um atendente para cancelar um contrato.
A Anatel diz que a demora é proposital para fazer o consumidor desistir. “Primeiro é a demora no atendimento dos próprios calls centers, uma demora exagerada, até por questões de tentativas de retenção do cliente, ele acaba não fazendo aquilo que o usuário está pretendendo”, explica o presidente da Anatel João Rezende.
O procedimento deve ser bem simples. Basta apertar a tecla indicada na gravação e o serviço estará cancelado imediatamente sem que a ligação seja transferida para um atendente. A nova regra também prevê o cancelamento automático pela internet.
A medida faz parte de uma proposta ampla que pretende unificar as normas de atendimento e cobrança dos serviços de telecomunicações e está prevista para entrar em vigor no ano que vem.
Essa proposta de regulamentação pode sofrer modificações na votação do conselho da Anatel e se for aprovada as empresas terão entre 90 e 120 dias para se adequarem.