Programa Escola Ideal visita escolas de Jacareí para fazer avaliação

0 0

A Secretaria Municipal de Educação está realizando uma avaliação institucional, para o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE – MEC), em todas as 27 escolas municipais de Ensino Fundamental. Este trabalho faz parte de uma parceria firmada com o Instituto Camargo Corrêa (ICC) – Programa Escola Ideal, que é uma identificação de oportunidades de melhorias para unidades escolares.

Foi realizada também uma formação com os apoios e orientadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental. Já a avaliação, classificada como um diagnóstico, está sendo feita de forma participativa, e será utilizada na próxima edição da revista Ideal Comunitário.

O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação em escolas públicas de Ensino Fundamental. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, frequentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.

Todos os municípios onde o programa é implantado passam por um processo similar de estruturação. O primeiro passo é a realização de um diagnóstico, feito por meio de um questionário respondido por todas as unidades de ensino da rede pública municipal.

Essa ferramenta, denominada Indicadores de Gestão para a Escola Ideal, foi criada especialmente para o programa e procura identificar oportunidades de melhoria para as unidades escolares, mapeando seis itens: desempenho escolar, gestão escolar, políticas e práticas pedagógicas, profissionais da educação, condições de ensino e ambiente educativo.

Após esse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com os gestores escolares, define as prioridades para atuação e, a partir daí, são desenvolvidos projetos específicos para cada prioridade. São projetos ligados à gestão escolar, melhoria da rede física, estímulo à leitura e à escrita, envolvimento da comunidade e dos pais na vida da escola.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.