Uma série de atividades integra a Semana Municipal de Adoção de Animais, que começa nesta segunda-feira (21) e seguirá até sexta-feira (25) de outubro em Jacareí. Entre as atrações estão três exposições de fotos dos animais disponíveis para a adoção que vivem no Canil Municipal. Algumas imagens também podem ser vistas pela cidade nos minioutdoors com a frase “Quem adota, ama. E ganha um amigo fiel”.
De acordo com a veterinária da Vigilância à Saúde e coordenadora do evento, Liede Braga, o objetivo das atividades é conscientizar a população sobre a posse responsável e apresentar os cães que foram resgatados pela Vigilância à Saúde depois de sofrerem maus-tratos. Todos estão disponíveis para adoção no Canil Municipal.
“O evento acontece anualmente, e durante essa semana procuramos chamar a atenção da população para os cuidados que devem ser tomados com os animais. Quando a pessoa decide adotar um animal, ela deve se lembrar que o bichinho precisa de alimentação correta, cuidados com a saúde, banho, remédios — se tiver boa saúde, pode viver mais de dez anos. Muitas vezes as pessoas adotam um animal em um momento de empolgação e depois não cuidam e abandonam”, afirmou.
Durante a semana irão acontecer três exposições simultâneas com fotos dos animais do Canil Municipal, de famílias que adotaram cães que foram abandonados e ainda desenhos de alunos de escolas municipais, que retrataram o abandono dos animais. Os desenhos foram feitos depois de palestras ministradas pelos agentes do Departamento de Zoonoses, da Vigilância à Saúde. Mais informações: 3955-9623.
Programação:
19 a 25/10 – Exposições:
9h às 16h – EducaMais Centro (rua Alfredo Schürig, 20), Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143), Jacareí Shopping (rua Olímpio Catão, 500)
25/10 – Palestras:
13h30 – Crimes Ambientais e Maus Tratos – 3º Pelotão Ambiental de São José dos Campos
15h — Educação e Terapia Assistida por Animais – Ibeta (Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação – rua Lamartine Delamare, 90