Ludmila Saharovsky lança livro que resgata história do Vale do Paraíba

0 0

A escritora Ludmila Saharovsky lança nesta quarta-feira (11) o livro Jacareí: Tempo e Memória. O evento será às 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143, Centro). O livro é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com apoio da Jacareí Transporte Urbano.

Tempo e Memória é resultado de 30 anos de pesquisas realizadas pela escritora de 1978 a 2000 sobre a história do Vale do Paraíba e que resgata a memória oral de Jacareí. O livro – que documenta também a Revolução de 32 e a participação dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial — traz documentos, fotografias e também “transcrições compiladas de obras esgotadas”, comenta Ludmila.

“Os depoimentos, que cobrem 50 anos de história da cidade, resultam das entrevistas feitas com cerca de 40 moradores, todos nascidos no final do século XIX, início do século XX”, comenta Ludmila.
De acordo com o regulamento previsto na LIC, o livro será presenteado aos que comparecerem ao lançamento e depois distribuído em escolas, universidades, pontos de cultura e bibliotecas de Jacareí, e também nas bibliotecas da região.

O livro divide-se em três partes. A primeira narra a criação das primitivas povoações do Vale do Paraíba, e a presença marcante dos bandeirantes e tropeiros na sua expansão territorial. Os dados históricos são distribuídos em ordem cronológica, documentando os fatos mais importantes no crescimento da cidade, até chegar ao século XX e às lembranças dos entrevistados.
A segunda parte do livro é composta pelas entrevistas de todos que ditaram suas memórias, incluindo os depoimentos dos participantes da revolução de 32 e dos pracinhas que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

A terceira parte é dedicada aos sabores do passado. Nela, através de receitas de família, resgata-se um pouco da arte culinária do Vale do Paraíba, tão rica em sua simplicidade e tão saborosa em sua diversidade. As lendas da cidade encerram este livro que resgata a memória não apenas de Jacareí, mas de todo o Vale do Paraíba.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *