Cientistas noruegueses conhecem Incubadora de Empresas

0 0

Dois cientistas noruegueses conheceram ontem (22), a Incubadora de Empresas de Jacareí, em especial o Laboratório de Biotecnologia do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo). Jan Magnus Bjordal e Sturla Haslerud são pesquisadores da Universidade Bergen e vieram ao Brasil para conhecer o desenvolvimento de novas tecnologias e planejar projetos de pesquisas clínicas e experimentais em laserterapia de baixa potência, método de aplicação de luz utilizado na medicina.

Bjordal já conhecia a região. Em 2004, ele atuou por seis meses como pesquisador visitante na Univap (Universidade do Vale do Paraíba). “Com o laboratório, houve a possibilidade de expandir a parceria para pesquisa”, disse o professor doutor Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins, livre docente do Departamento de Farmacologia do ICB-USP e responsável pelo laboratório da USP em Jacareí, e que escreveu mais de 40 artigos científicos com o pesquisador norueguês.

Os dois também atuam no projeto Norbras, com apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), para o uso do laser em doenças como câncer, tendinites e osteoartrites, entre outras patologias.

Bjordal elogiou o fato de a Prefeitura de Jacareí manter uma incubadora de empresas. “Uma iniciativa deste tipo é o melhor caminho para o desenvolvimento e para trazer ideias novas ao mercado.”

“A partir das pesquisas que fizemos juntos, temos um grande conhecimento acumulado sobre mecanismos de ação. E a partir deste conhecimento, que conseguimos transferir para diferentes áreas, como medicina, fisioterapia etc., também observamos a necessidade de novos equipamentos, especializados para cada objetivo. E a incubadora abre novas possibilidades”, conclui Rodrigo Martins.

A Incubadora de Jacareí é um programa de assistência temporária a empresas em fase inicial, e oferece aos empreendedores infraestrutura e serviços de orientação jurídica, ao gerenciamento de negócios, comercialização dos produtos, exportação e assessoria na busca por novas tecnologias, entre outras ações de acordo com a necessidade e perfil. O serviço é uma parceria da prefeitura com a RTI (Rede Paulista de Inovação), USP, Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação) e Unitau (Universidade de Taubaté).

Já o laboratório do ICB é resultado de convênio entre o município e a USP para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia, o que deu início à parceria, inédita na região, com a instalação de um laboratório nas dependências da incubadora para atender, principalmente, na área de microbiologia.

A visita também foi acompanhada pelo gerente da Incubadora, Marco Faria, e pelo presidente da Fapeti, Eduardo Enari.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *