Jacareí comemora Dia Municipal da Folia de Reis no domingo

0 0

Jacareí comemora no próximo domingo (12) o Dia da Folia de Reis, no calçadão do Mercado Municipal, a partir das 10h, com a apresentação dos grupos Os Filhos do Oriente e Estrela do Oriente. O Dia da Folia de Reis foi instituído como o segundo domingo de janeiro por meio da lei municipal 5.335/2009, um reconhecimento a uma manifestação da cultura popular que atravessa séculos e resiste em alguns bairros.

 

Há 18 anos surgiu o grupo Os Filhos do Oriente no Jardim Primavera, que atualmente conta com 12 integrantes. Já o grupo Estrela do Oriente, na Vila Garcia, existe há mais de 30 anos. Há ainda em atividade o grupo de Folia de Reis A Caminho de Belém, que surgiu no bairro Bandeira Branca há nove anos.

 

História – Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil no século XVIII pelos colonizadores portugueses. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações natalinas, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.

 

Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *