Estudo sobre plantas medicinais tem reinício na próxima quarta-feira

0 0

O Núcleo de Educação Ambiental vai realizar na próxima quarta-feira (19), às 14h, o primeiro encontro para estudo das plantas medicinais, com o tema soja e amora preta.
O encontro, que conta com a participação do grupo PAS (Plantas Medicinais, Meio Ambiente e Saúde), tem como objetivo a troca de saberes científico e popular da planta. Além de divulgar a ação da planta no organismo e sua interação medicamentosa, o estudo orienta ainda sobre o cultivo, as formas de utilização e a sua introdução em um hábito alimentar saudável.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, os encontros promovem a conscientização e a preservação das espécies. Podem participar dos encontros profissionais da saúde, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), agentes e lideranças comunitárias, agentes de pastorais, comunidades organizadas, educadores e interessados em geral. Não é necessário fazer inscrição prévia e os estudantes e profissionais da saúde que participam recebem certificados.
Durante o ano serão realizados encontros mensais para estudar as diferentes espécies nativas com valor medicinal como a melissa, maracujá, tanchagem, batata doce, ginko biloba, erva de bicho, alcachofra, berinjela, guaco, malvarisco, quebra-pedra, cana-do-brejo, unha de gato, arnica, terramicina e malva.
Saiba mais — Originária da China e pertencente à família da Fabaceae, a soja, como é conhecida popularmente, é semelhante ao feijão. No uso medicinal é indicada como fonte de fibras e reduz sintomas da menopausa e osteoporose, entre outros.
A amora preta, pertencente à família da Moraceae, é muito bem adaptada ao clima do Brasil. Para uso medicinal, da planta são utilizadas as cascas da raiz, folhas e frutos e, além de ser indicada para os sintomas da menopausa, serve como antiinflamatório para afecções de boca, dentes, garganta e pulmão.
Informação — O próximo encontro será no dia 19 de março, às 14h, e terá a espinheira santa e losna como temas de estudo. O Núcleo de Educação Ambiental fica no Viveiro de Jacareí — rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande. Informações: 3953-6822.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *