Ônibus que vira teatro estaciona em Jacareí nesta quarta

0 0

O BuZum! ônibus que se transforma em teatro, estará em Jacareí  nesta quarta-feira (19), com apresentação teatral de 20 minutos para alunos de escolas municipais.  Com o espetáculo “O Mundo é uma Bola” que conta a história do futebol desde a sua criação por meio do teatro de bonecos, as sessões terão início às  13h30.

Em Jacareí, as sessões acontecem para alunos da Escola Professor Décio Moreira, localizada na Rua Iracema nº 148 – Jardim Luiza.

BuZum!

‘A peça contará, de maneira lúdica e divertida, a história e a evolução do futebol desde a China, passando por Grécia, Roma, até a chegada na Inglaterra’, conta Mariane Gutierrez, coautora do espetáculo, juntamente com Beto Andreetta. Com direção de Wanderley Piras, o espetáculo une diversas técnicas do teatro de animação mostrando como o esporte chegou ao Brasil, tornando-se uma verdadeira febre nacional desde a chegada do esportista Charles Miller ao país.

 

‘Utilizamos uma técnica muito antiga do teatro de animação chamada toy theather, teatro de brinquedo ou teatro de papel, que usa bonecos em duas dimensões’, conta Mariane sobre o cenário. ‘A história do futebol tem muitas curiosidades desde o seu surgimento, cinco mil anos atrás’, conta a autora ao mencionar que na Grécia as bolas usadas para o jogo eram bexigas de touro cheias de areia.

 

Nos três anos em que está na ativa, e 3.600 apresentações na bagagem, o projeto conta com um público de mais de 160 mil crianças em 125 cidades (entre São Paulo, Rio, Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Bahia). Foram visitadas mais de 250 escolas, tendo sido percorridos mais de 120 mil quilômetros. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 55 espectadores por sessão.

 

Educação

O projeto disponibiliza para as escolas, em parceria desenvolvida com o Instituto Saberes, material pedagógico desenvolvido especialmente para os educadores trabalharem temas transversais em sala de aula. Além disso, montou um ‘kit teatrinho’ para as crianças que participam a fim de se aproximarem da arte de interpretar.

 

Ficha Técnica
Autor: Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Direção: Wanderley Piras
Elenco: Alessandra Parmagnani, Caio Zanuto, Daiane Baumgartner, Débora Sanders, Fábio de Sousa, Jonatã Puente, Natália Kesper, Ronaldo Liano, Dinho Weller, Fabi Noronha, Rafael Francisco, Luana Oliveira, Paul Zanon
Trilha Sonora: César Maluf
Criação de Bonecos: Palhassada Ateliê
Confecção dos Bonecos: Palhassada Ateliê
Administração: Jackson Iris
Direção de Produção: Mari Gutierrez
Realização: BuZum!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *