Vacina contra HPV está disponível em Jacareí

0 0

Meninas (11 a 13 anos) matriculadas nas escolas públicas e privadas de Jacareí já podem receber a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A ação faz parte do Programa Nacional de Imunizações, do Governo Federal, com o objetivo de reduzir a incidência do câncer de colo de útero. A partir de 2015 a vacina passará a integrar o calendário nacional de vacinação e também será ofertada para meninas de 9 a 11 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 5.000 meninas. O departamento de Vigilância à Saúde definiu um cronograma para a visita nas escolas. Para tomar a vacina na escola as meninas deverão ter a autorização de pais e responsáveis.

A vacina também será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde. Para receber a dose basta comparecer à unidade com documentos pessoais. Informações: 3955-9623.

O que é o HPV (Papilomavírus Humano) — Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

O vírus HPV é altamente contagioso. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é pela via sexual, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Vacina – A vacina será aplicada em três doses. A 1ª dose a partir do mês de março, nas escolas e nos serviços de saúde; a 2ª dose depois de seis meses após a 1ª dose, nas UBSs (Unidades Básica de Saúde); e a 3ª dose 60 meses (cinco anos) após ter tomado a 2ª dose, também na UBS mais próxima.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.