Jacareí realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

0 0

Os idosos acima de 60 anos são o público-alvo da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que teve início esta semana em Jacareí e seguirá até 9 de maio. O objetivo desta ação é identificar precocemente o câncer bucal para que o tratamento seja mais eficaz.
De acordo com a dentista e supervisora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Renata De Lima Horta Beltrame, “como geralmente a doença aparece nas pessoas com mais de 40 anos, a ação é destinada aos idosos – porém, se pessoas de outras faixas etárias suspeitarem da doença também podem solicitar um exame em qualquer Unidade Básica de Saúde”. Além da detecção precoce de lesões, os idosos receberão orientações sobre a importância do autoexame periódico.
A dentista explica que o câncer pode se manifestar de diversas maneiras, porém nem todas as alterações são malignas. Entre as alterações benignas mais comuns encontradas estão cáries de raiz, xerostomia (boca seca), lesões em tecidos moles da boca, doença periodontal, abrasão, erosão dentária, halitose (mau hálito), dificuldade de higienização e prótese mal adaptada.
No ano passado foram realizados mais de 3.000 exames durante a campanha, e quatro casos de câncer bucal foram diagnosticados. Quem quiser fazer o exame pode procurar um dentista em uma das Unidades Básicas de Saúde do município.
Saiba mais — Os principais fatores que podem levar ao câncer de boca são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Quando o fumo e álcool são associados, o risco de desenvolver a doença aumenta em mais de 30 vezes. No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo.
Diagnóstico — A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo autoexame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião dentista, que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico), para confirmação ou não do diagnóstico. Se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado na maioria dos casos.
Prevenção — Parar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, proteger-se dos raios do sol (boné, chapéu, protetor solar), eliminar fatores traumáticos na boca (próteses mal adaptadas, dentes tortos, cáries, restos dentários), alimentar-se de maneira saudável, executar o autoexame periodicamente, consultar regularmente o cirurgião dentista, procurar o dentista se encontrar alguma alteração na boca.
Como fazer o autoexame — Use um espelho em um local com boa iluminação, apalpando e deslizando os dedos sobre os lábios, língua, assoalho (região abaixo da língua), gengivas, bochecha, céu da boca e amígdala, verifique se há alguma alteração.

Exames serão realizados no próximo sábado nas UBSs
As pessoas que quiserem fazer o exame de detecção do câncer bucal poderão procurar uma das Unidades Básicas de Saúde no próximo sábado (26). As unidades estarão abertas para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A (H1N1) e gripe comum, das 8h às 17h, e todos os idosos que receberem a dose da vacina serão convidados a fazer o exame bucal.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *