Alerta sobre consumo de carambola é aprovado na Câmara

0 0

Na 17ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira, 28 de maio, na Câmara Municipal de Jacareí, foi aprovado por unanimidade o processo número um, de 2014, que dispõe sobre a obrigatoriedade nos estabelecimentos do município que comercializam e aos que utilizam a fruta carambola e os seus derivados, a fixar avisos por meio de cartazes em locais visíveis alertando para o risco do seu consumo por pessoas portadoras de deficiências renais. A proposta é do vereador Edgard Sasaki (DEM).

Deverá constar neste cartaz o seguinte texto: “Os portadores de deficiências renais, deverão tomar cuidado com o consumo da Carambola e de seus derivados, por ser fatal devido à presença da substância neurotoxina”. Ficará estabelecida a previsão de multa no valor de 10 (dez) VRMs (Valor Referencial do Município) para o caso de descumprimento do previsto no artigo anterior. Atualmente, cada VRM é R$ 49,90.

Segundo Sasaki, é dever do parlamentar conscientizar e informar as pessoas, principalmente as portadoras de deficiências renais, acerca do alto risco que elas correm em relação ao consumo de carambolas e de seus derivados, e devido a sua importância na prevenção à saúde. “Já ouvimos dizer que ‘passarinho bica pimenta, mas não bica a carambola’. Estranho o por que de os passarinhos não bicarem as carambolas, mesmo maduras, assim como animal nenhum usam-na em sua alimentação. Eles devem ter seus motivos, os quais, só a ciência pode explicar”, disse o vereador.

Saiba Mais – A carambola pertence à família das Oxalidáceas, espécie Averrhoa carambola. Acredita-se que tenha se originado no Sri-Lanka e nas ilhas Molucas, mas vem sendo cultivada no sudeste da Ásia e Malásia por vários séculos e aclimatada em vários países tropicais como o Brasil. Ela é classificada como um fruto subtropical. Algumas subespécies (das dez existentes) têm sido utilizadas para polir metais, especialmente bronze, uma vez que ela dissolve manchas e ferrugem, devido, provavelmente, ao seu alto teor de ácido oxálico.

Cientistas dizem que ‘a árvore, em sua evolução, selecionou a toxina para se defender do ataque das moscas da fruta’. A carambola pode matar doente renal crônico, diz uma pesquisa iniciada em 1996 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, na qual se descobriu que a carambola possui uma neurotoxina (só atua no sistema nervoso) que pode levar os doentes renais crônicos à morte.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *