Grupo de Apoio a pessoas com câncer atende e acolhe pacientes da região, em São José

0 0

Fotos e reportagem:
Aurelio Moraes

Funcionando em São José dos Campos desde 2002, o GAPC (Grupo de apoio a pessoas com câncer) é uma organização não-governamental que realiza um atendimento psico-social , a pacientes com câncer e seus familiares, de toda a região. A entidade conta também com unidades em Taubaté (SP),  Volta Redonda (RJ), Mogi das Cruzes (SP),  Vitória (ES) e Resende (RJ).

 

Trabalho Social nas unidades de atendimento

 

Cerca de 2 mil pessoas são atendidas por mês na unidade de São José, onde recebem principalmente suprimentos para lidarem com o tratamento oncológico, como medicamentos, suplementos alimentares, polivitamínicos, caderias de rodas, fraldas etc.

Em todas as unidades do GAPC  são feitos mais de 25 mil atendimentos anuais, e esse número cresce sem parar.  São oferecidos s aos  pacientes os mais variados serviços sem qualquer custo, em um ambiente familiar e agradável.

As unidades  da ONG  dispõem de atendimento social, apoio nutricional e psicológico, fisioterapia, ultrassonografia​​ ​assistência jurídica, terapias ocupacionais como artesanato, reciclagem e patchwork, terapias alternativas como ​reike, florais de Bach  e acupuntura, e ainda aulas, minicursos e palestras.

Recepção do GAPC

Os custos da manutenção destas ações são altos. Segundo Natália Ivo, relações públicas que recebeu o Nossa Jacareí no GAPC,  só em uma semana o gasto com medicamentos pode chegar a mais de R$ 2 mil. “Contamos sempre com a ajuda da população”, diz Natália.

 

O atendimento é realizado para pacientes acima dos 18 anos e pede-se que eles não compareçam logo após sessões de rádio e quimioterapia, já que é um período onde as pessoas tendem a estar com a imunidade mais baixa. Para o atendimento de pacientes infantis, é necessário que as pessoas dirijam-se à ONGs específicas, como o GAAC.

Quem souber de algum paciente com câncer que precisa de alguma doação, atendimento psicológico ou qualquer outra ajuda, pode e deve entrar em contato com o GAPC.

 

 

Jardim interno

Sala de Fisioterapia


 

A entidade conta com 12 funcionários, sendo que cinco são voluntários. São assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, advogados etc.

O GAPC conta exclusivamente com doações de pessoas físicas, que podem ser doadores eventuais ou mensais. Quem quiser colaborar, nem precisa sair de casa. Há uma equipe de mensageiros, que vão até as casas das pessoas para buscar as doações. O GAPC  funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

Um dos destaques do local é o grupo terapêutico, que acontece às quartas, pela manhã, para a troca de experiências entre pacientes com câncer e seus familiares. Pessoas que já passaram pela doença sempre comparecem para dar uma palavra amiga à quem está em tratamento, além da colaboração de psicólogas. Cerca de 40 pessoas participam de cada sessão.

Grupo terapêutico

 

Demonstração do Grupo terapêutico (vídeo):



Outro destaque é o “Projeto Prevenir”, onde um ônibus percorre as cidades da região para realizar atendimento preventivo contra o câncer de mama e bucal. “Recentemente estivemos em Santa Branca e atendemos 92 pessoas”, afirma Natália.

São realizadas também caminhadas pela prevenção ao câncer, como contra o tabaco, que contam com a ajuda de empresas, que auxiliam com a doação de brindes para os participantes.

Mural demonstrando algumas atividades da ONG

 


Atividades recentes

Está sendo realizada até o final de junho a Campanha de Inverno do GAPC. São montados “kits” com um cobertor, um moletom e meias, para os pacientes novos. Quem quiser doar, pode deixar no local qualquer colaboração ou solicitar a retirada através dos mensageiros.

 

O GAPC também venderá a partir do dia 26 de maio uma camiseta em comemoração à Copa do Mundo, cujo dinheiro da venda servirá para manter as atividades. Cada camiseta custará R$ 20.

Com um belo trabalho de prestação de serviços à sociedade, o GAPC merece a visita e a ajuda de todos.

 

Informações:

Unidade de São José dos Campos
Av. Rui Barbosa, 164 – Centro

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta, das 8h00 às 17h00

 

Telefone:

(12) 3921-2001

 

Atendimentos Individuais:

Serviço social

Fisioterapia

Microfisioterapia

Apoio psicológico

Nutricionista

Orientação jurídica

 


Grupos:

Arte terapia

Terapia em grupo com psicóloga

Facebook:

https://www.facebook.com/gapcgrupo.deapoio

 

https://www.facebook.com/grupogapc?fref=ts

Site:
http://www.gapc.org.br/

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *