Munícipe recorre e não vai pagar IPTU com aumento

0 0

O jacareiense Whellington Henrique de Medeiros, proprietário de um terreno no bairro Parateí , obteve no Tribunal de Justiça uma liminar concedida para suspender a aplicação da nova tabela do IPTU de Jacareí.

Assim, ele deverá  apenas o valor de 2013 com a correção monetária, aplicando-se ao valor territorial o mesmo que foi dado ao predial. com a correção de 5, 58%. Contudo, no momento, a cobrança está suspensa.

Em 2013 o munícipe pagou R$ 1086, 00 de IPTU e em 2014, o valor veio corrigido em 832%, com um pagamento requerido de R$ 9.040,00.

 

” A população deve  ir atrás de seus direitos. A prefeitura precisa arrecadar, mas a cobrança do IPTU deve ser justa”, disse Leonardo Klimeika Zanutto, seu advogado, autor da ação.

 

Em 2014, os jacareienses receberam os carnês do IPTU com um aumento de 27% em média, devido à uma atualização da Planta Genérica de valores da cidade. Segundo vereadores da oposição ao governo Hamilton Motta (PT), o aumento chegou a mais de 1.000% em alguns casos.

A liminar obtida por Medeiros afirma:

“Vistos. 1) Presentes os requisitos do artigo 522 do Código de Processo Civil em sua nova redação, processe-se o recurso como agravo de instrumento. Preenchidos, outrossim, os requisitos do art. 273 do CPC, concedo a antecipação de tutela recursal para suspender a aplicação da tabela I da Lei Municipal nº 5.808/2013 aos lançamentos do IPTU referentes ao exercício de 2014, relativos ao imóvel do agravante (fls. 46), oficiando-se ao Juízo da Causa. 2) Demonstre o agravante, em cinco dias, o cumprimento do requisito previsto no art. 526 do Código de Processo Civil. 3) Fica prejudicada a intimação da agravada para resposta por não haver sido citada. Int. São Paulo, 13 de maio de 2014.

Francisco Olavo Relator”.

Outro lado

Procurada pelo Nossa Jacareí, a prefeitura enviou a seguinte nota:

“A Prefeitura de Jacareí esclarece que esta não é uma decisão definitiva e refere-se apenas a uma ação individual, não extensiva a todos os munícipes. A Prefeitura informa que ainda não foi notificada”.

(Secretaria de Comunicação Social)

 

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *