Ai vem o Canadá e acaba com a festa

0 0

Neste domingo tivemos a realização do Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, direto do belo e tradicional Autódromo Gilles Villeneuve, na cidade de Montreal. Uma das etapas mais legais da categoria devido seu movimento. Toda corrida por lá reserva algum surpresa em relação a vitória ou mesmo pilotos brigando por pódio, pontos etc. Pista rápida, com voltas na casa 1m20s, com o muro sempre do lado, apesar de não ser circuito de rua.

O começo de prova foi igual as outras deste ano, com as 2 Mercedes na frente, sendo seguidas pelos carros da Red Bull. Um acidente entre os companheiros de Marussia fez o Safety Car entrar. Chilton rodou na curva 4 e levou Bianchi junto, terminando a prova de ambos.

Após a relargada, tudo parecia muito previsível até uma sequência de comunicações via rádio surgirem na transmissão da TV. Eram os engenheiros de Hamilton e Rosberg (ambos Mercedes) informando um gravde problemas em seus carros, os fazendo perder potência. Hamilton não pode fazer muito, mesmo liderando a prova, e foi obrigado a abandonar. Rosberg conseguiu completar a prova, mas não venceu.

O problema relatado pelos engenheiros foi sendo demonstrado nos tempos, onde principalmente Rosberg (que terminou a prova) foi perdendo volta após volta para os carros da Red Bull, que passaram a ficar bem no seu calcanhar. A sede de vencer sua primeira corrida fez com que Daniel Ricciardo, australiano da Red Bull, conseguisse pasar seu companheiro e tetra campeão Vettel, e voar na caça de Rosberg.

No entanto, havia uma Force India no caminho. Sim, o mexicano Sergio Perez se beneficou muito bem da estratégia de box e claro de seu motor Mercedes, e surgia como favorito a ganhar a prova tamanha era sua consistência atrás de Rosberg, tirando segundos volta a volta. Porém a zica não ficou restrita à equipe alemão, e Perez passou a ter problemas no final de prova. No caso dele os freios o deixariam na mão. Com isso, Ricciardo não teve problemas em se aproximar e ir embora na caça de Rosberg, que ele também conseguiria passar, já quase na volta final.

Em 3º terminou Vettel que vinha em uma disputa interessante entre Perez e o brasileiro Felipe Massa, que tinha em suas mãos um carro muito bom da Williams. A falta de agressividade da equipe inglesa na estratégia fez com que Massa ficasse preso após sua 2º parada nos boxes atrás de Perez e Vettel, respectivamente.

Vettel demorou quase toda a parte final da prova para passar Perez, e só conseguiu quando o rendimento da Force India caiu muito, na última volta. Na chicane que leva para reta de lergada, Vettel foi embora tomar sua 3º posição, e Massa em uma rapidez grande, nesta reta já engatilhava sua ultrapassagem, quando tomou um susto vendo a traseira da Force India encher sua visão na freada da 1º curva. O resultado foi uma forte batida de ambos e ficar sem pódio ou pontos para eles.

Perez foi declarado culpado do acidente e perderá 5 posições no grid de largada na próxima prova.

Na zona de pontos, destaque para Alonso que parecia ter uma boa Ferrari nas mãos para subir ao pódio, mas era uma miragem isso. Ficou apenas na 6º posição. Kimi Raikkonen fechou apenas em 10º. Na 4º posição terminou o supreendente inglês Jenson Button, da McLaren. Praticamente não se viu ou se ouviu Button na transmissão da TV, e olha que não foi boicote. Ele foi discreto mesmo, porém eficiente na sua estratégia e como sempre economizando seus compostos. Foi seguido pelo alemão Nico Hulkenberg, da boa Force India. Este fez apenas o programado, poderia talvez ser o 3º colocado.

Em 7º terminou companheiro de Massa na Williams, o finlandês Valtteri Bottas; logo atrás o francês Vergne, da Toro Rosso; seguido pelo dinamarquês Magnussen, da McLaren.

O campeonato ainda tem a liderança de Rosberg, porém com uma boa vantagem. Ricciardo sobe na tabela:

  1. Rosberg ALE – Mercedes 140

  2. Hamilton ING – Mercedes 118

  3. Ricciardo AUS – Red Bull 79

  4. Alonso ESP – Ferrari 69

  5. Vettel ALE – Red Bull 60

11. Massa BRA – Williams 18

A próxima etapa será daqui a 2 semanas, na Aústria, direto do antigo autódromo A1 Ring, agora é Red Bull Ring.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *