Atividades do EducaMais Professor são retomadas em agosto

0 0

As atividades do segundo semestre do programa EducaMais Professor serão retomadas a partir de agosto. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é aproximar e fomentar a cultura e a arte aos funcionários da rede municipal de Jacareí, por meio do contato com diferentes linguagens artísticas como os encontros das Segundas Pedagógicas, Arte em Movimento, Sextas Culturais e Exposições.

A primeira atividade será a Sexta Cultural, no dia 1º de agosto, às 20h, com a apresentação teatral Lendas e Parlendas, do grupo Leela (São Paulo), com indicação livre, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. As Sextas Culturais são atividades pedagógico-culturais direcionadas para professores, diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos, apoios pedagógicos, apoios administrativos, educadores, auxiliares de serviços gerais e demais funcionários da Secretaria Municipal de Educação eseus familiares, visando ao contato com as diferentes linguagens e expressões artísticas e a sensibilização por meio das artes.

No dia 4 de agosto, às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, será a abertura da exposição Festas Populares – Impressões Gráficas e Pictóricas, e encontro com o artista Amilton Damas. A exposição é formada por xilogravuras e pinturas criadas a partir das experiências de festas populares vivenciadas nas cidades de Igaratá, Jacareí, São José dos Campos e Santa Isabel. Sua temática é construída por narrativas de vivências cotidianas rurais e urbanas, principalmente com as expressões da cultura popular das festas, folias e folguedos religiosos.

Também no dia 4 de agosto, às 18h30, no mesmo local, será realizada também a palestra Cultura Popular e Memória: Tradição e Invenção, com a palestrante Silvia Bigarelli, psicanalista, doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Multimeios e especialista em Arte Educação. Atua nas áreas de Educação e Cultura desde 1991.

A palestra abordará as festas tradicionais da cultura popular, ricas em patrimônio imaterial que se transformam com o dinamismo do tempo e do espaço, por meio da tradução poética das obra de Amilton Damas. As gravuras e pinturas do artista materializam a tradição e a criação nas formas, gestos e vivas cores, tão presentes na composição ritualística e alegre destas celebrações. A visitação será de 5 de agosto a 19 de setembro, das 8h às 17h, de segunda a  sexta-feira.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *