Instituto de Oncologia realiza campanha de Dia Nacional de Combate ao Fumo

0 0

Considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a maior causa de morte evitável no mundo, o cigarro ainda é consumido por 15,6% da população brasileira, segundo estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para ajudar a transformar esta realidade, o IOV (Instituto de Oncologia do Vale) promove uma campanha de conscientização, nesta sexta-feira (29), quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Com o tema ‘Liberte-se para a vida’, a ação acontece no Parque Vicentina Aranha. Ao longo de todo o dia, a equipe multiprofissional do IOV realiza a conscientização sobre os malefícios do cigarro, com atividades e orientações para quem deseja abandonar o vício ou auxiliar alguém a largar o cigarro.

Um maço de cigarro gigante também estará exposto no parque, juntamente com placas com frases de apoio para que a campanha continue ganhando força nas redes sociais. Durante toda a semana, o maço esteve na sede do IOV em São José dos Campos e aqueles que postaram a hashtag #combateaofumo ganharam direito a brindes distribuídos no local. O mesmo acontece no dia do evento. “Queremos que as pessoas levem às outras a ideia de que não vale a pena fumar e optem por viver com qualidade”, comenta uma das organizadoras do evento, a médica oncologista, Cristiane Bittencourt.

ESTATÍSTICAS – Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), realizado por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o número de fumantes no Brasil diminuiu cerca de 20% nos últimos seis anos. O estudo aponta que entre os adolescentes, de 14 a 18 anos, a queda foi de 45% em relação a 2006 e, entre os maiores de 18 anos, de 19% no mesmo período.

Para a médica oncologista do IOV, Cristiane Bittencourt, a diminuição de fumantes é uma tendência e também fruto da mobilização dos órgãos e instituições do país. “Combater o tabagismo é um processo contínuo. Ações como cortar a publicidade, leis restringindo locais para fumantes, tudo isto contribuiu para a redução do número de fumantes. Por isso, a importância de campanhas como a do IOV para que o percentual caia, consideravelmente, cada vez mais”, conclui.

O vício em cigarro está relacionado à cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão e também é fator de riscos para outros cânceres, doenças vasculares, coronarianas, enfisema, dentre outros.

 

Serviço:

 

O quê: Campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo

 

Onde:

Dia 29 de agosto – Parque Vicentina Aranha (Vila Adyana, São José dos Campos)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *