Saiba como descartar corretamente resíduos eletroeletrônicos

0 0

Viver no mundo em que o uso de equipamentos eletrônicos é muito grande tem um preço. Todos os dias novos aparelhos são produzidos e outros tantos são descartados. O problema dessa grande quantidade de equipamentos descartados são os chamados lixos eletrônicos.
Os resíduos eletroeletrônicos ou lixo eletrônico, também conhecidos como pela sigla REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), são termos utilizados para denominar todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos que estejam obsoletos. Podem ser monitores de computadores, telefones celulares e baterias, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, rádios, geladeiras, fogões e brinquedos eletrônicos, entre outros.
Quando apresenta defeito ou torna-se ultrapassado, o aparelho eletroeletrônico costuma ser descartado. E por conta da quantidade de metais pesados altamente tóxicos (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio etc.) em suas composições, o descarte incorreto destes resíduos tem se tornado um grande problema ambiental. Além de prejudicar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas e animais, contaminar o solo e a água, e ainda demoram muito tempo para se decompor. O correto é fazer o descarte dos resíduos eletroeletrônicos em locais apropriados.
AvSecretaria de Meio Ambiente incentiva a população em campanhas e ações educativas a levar seus materiais a um dos seis LEVs (Locais de Entrega Voluntária) instalados em bairros da cidade.
Os LEVs recebem cerca de 700 toneladas de materiais recicláveis por mês. Nos locais podem ser descartados desde resíduos da construção civil (em pequenas quantidades), móveis, pneus, restos de poda, óleo de cozinha, até os resíduos eletroeletrônicos. O material recolhido é doado à Cooperativa Jacareí Recicla, que faz a triagem e separação dos materiais. Tudo é operado de maneira adequada, para que o material não cause contaminação e poluição do meio ambiente.

Para evitar a poluição do meio ambiente o mais importante é fazer a coleta seletiva, inclusive dos resíduos eletroeletrônicos, que devem ser separados dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis.
Serviço — Jacareí conta ainda com o serviço de Cata-Treco, que é um serviço responsável pela coleta de sucatas nos bairros durante o ano todo. O serviço pode ser agendado pelo telefone 3961-3040.
Para mais informações entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3955-9700. Os LEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Confira os endereços abaixo:
Região do Altos de Sant’Ana, Parque Califórnia e adjacências: avenida Gilda Parente Grecco, 95
Jardim Flórida: avenida Pensilvânia s/nº (próximo a rotatória)
Parque Meia-Lua: avenida José Maria Salgado, 101
São Silvestre: rua Paulo Iazetti, Vila Garcia
Região do Jardim Santa Maria e Parque Brasil: avenida Malek Assad, 725
Região do Jardim do Vale: rua Lafaiete B. Briante, altura do número 262

Happy
Happy
50 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *