Batida espetacular marca estreia da F-E

0 0

Um dia histórico o 13 de Setembro de 2014 para o mundo do automobilismo. Tivemos na madrugada deste sábado a largada para a 1º etapa do mundial de Formula E, a fórmula da eletricidade. Um novo conceito no mundo das corridas de automóveis que chega com a chancela da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), onde os carros são movidos 100% à eletricidade, energia limpa esta.

A prova inaugural foi realizada nas ruas de Pequim, na China, e teve sua largada ás 5h da manhã, hora de Brasília. O pole position era o francês Nicolas Prost, da e-Dams, tendo logo atrás os 2 carros da Audi Sport Abt, com o brasileiro Lucas Di Grassi em 2º, e o alemão Daniel Abt logo atrás. O grid ainda contava com mais 2 brasileiros: Nelsinho Piquet, que largava em 10º, e Bruno Senna, que largou da 18º posição.

Na largada, o último colocado, o italiano Jarno Trulli, sequer saiu. Seu carro apagou e não voltou a funcionar mais. Na 1º curva, tudo limpo, mas na 2º o brasileiro Bruno Sennadeu uma entrada mais forte na zebra alta do lado esquerdo, e isso quebrou sua suspensão dianteira esquerda, sendo fim de prova para ele. Outro com problemas em largada foi o chinês Ho Pin Tung, da equipe China, que largaria do boxes. Porém o seu carro apresentou falha também e só foi a pista muito tempo depois, acabando com qualquer chance de disputa para ele. Isso fez com que tivessemos a entrada o Safety Car por 3 voltas.

Outro que não completou a prova foi o suiço Sebastian Buemi, companheiro de Prost na e-Dams, que bateu seu veículo no qualy horas antes, e viu o desempenho dele cair progressivamente na prova, até mesmo tendo sua asa traseira literalmente quebrada ao vento devido esta batida anterior.

Na primeira metade da prova, antes da parada nos boxes, o francês Franck Montagny, da Andretti Autosport, já se mostrava agressivo e preciso em suas manobras para alcançar o indiano Karun Chandhok, da Mahindra, e assim o fez, fazendo também a ultrapassagem, para ficar com a 5º posição, logo atrás do alemão Nick Heidfeld, da Venturi.

A prova seguiu sem maiores modificações até a rodada obrigatória de paradanos boxes de todos para a troca de carros. Devido a vida limitada das baterias, o piloto para seu carro na garagem e literalmente bate o cinto e já pula para outro e assim seguir na prova. Esta troca tinha que obedecer o tempo mínimo de 1m07s. O líder Prost foi rápido na execução desta troca e saiu na frente, mas desta vez sendo seguido por Heidfeld, que foi mais rápido que Di Grassi, que acabou ficando com o 3º posto para o segmento da prova. Outro que ganhou posição foi Montagny, que passou a perseguir o brasileiro.

Chandhok quase no final das 25 voltas da prova conseguiu fazer uma bela ultrapassagem sobre o inglês Sam Bird, da Virgin Racing, e assumiu o 6º posto, levando consigo o francês Charles Pic, da Andretti. O detalhe é que o inglês acabou passando ambos até o final da prova pois tanto o indiano, como o francês sofreram com a queda de rendimento de seus carros.

O outro brasileiro ainda na prova, Nelsinho Piquet, da China, passou a sofrer com algum problema em seu carro, e teve de se contentar em fechar a prova na 9º colocação, não conseguindo segurar qualquer ataque de adversários mais rápidos.

Tudo parecia mais tranquilo nas 2 voltas finais, até que a aproximação de Heidfeld sobre o líder Prost se intensificou, e na última curva da última volta ele decidiu ir para cima de vez, jogando seu carro para o lado esquerdo de Prost para fazer a ultrapassagem. O que ele não contava é que o francês parece não ter visto a manobra e deslocou seu carro para o lado esquerdo, acertando em cheio Heidfeld que teve direção quebrada, e seu carro desgovernando foi catapultado por uma zebra alta, o fazendo bater em muro de proteção e capotar 2 vezes no ar e cair de cabeça para baixo. Acidente assustador, porém sem qualquer problema para os pilotos. Ambos sairam ilesos de seus carros, porém Heidfeld estava uma fera e foi tirar satisfação com Prost pelo ocorrido.

Enquanto ambos discutiam em direção aos boxes a pé, o brasileiro Lucas Di Grassi, que segurou Montagny durante toda a 2º metade da prova, cruzou a linha de chegada em 1º, se tornando o vencedor da etapa inaugural da F-E em 2014. Na 3º posição terminou o seu companheiro Daniel Abt, mas como ele foi punido pela direção, quem herdou a última posição do pódio foi Sam Bird. A zona de pontos foi completada com os seguintes pilotos: 4) Charles Pic FRA; 5) Karun Chandhok IND; 6) Jerome D’Ambrosio BEL; 7) Oriol Servia ESP; 8) Stephane Sarrazin FRA; 9) Nelson Piquet Jr BRA; 10) Daniel Abt ALE.

A próxima etapa do campeonato é no mês que vem, nas ruas da cidade de Putrajaya, na Malásia.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *