Neste sábado pela manhã foi realizado o treino classificatório para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, direto do autódromo de Monza. Pista rápida e larga, o que proporciona muitos locais para ultrapassagem e com isso boas provas por lá. Único problema é justamente ser uma pista rápida: sem chuva ou maiores contratempos, a prova geralmente dura 1h15 ou pouco mais que isso.
A disputa que já estava boa entre Hamilton e Rosberg, ficou quente mesmo após a prova da Bélgica, já que o alemão foi acusado por Lewis de ter provocado o toque que furou seu pneu. A guerra foi declarada de vez e por mais que a equipe tenha corrido para baixar um pouco a adrenalina, o inglês vem mordido para já na Itália dar o troco. E por enquanto, esse troco começou a ser dado.
A disputa novamente ficou polarizada nos 2 pilotos da Mercedes, tendo a Williams muito bem nesta pista rápida. No Q3 novamente não houve muitas novidades ou grandes disputas, mas sim um destaque negativo para a Lotus. Ela geralmente já tem 1 carro eliminado nesta parte toda prova que é do venezuelano Pastor Maldonado. Mas desta vez o seu companheiro, francês Romain Grosjean, também ficou por lá, uma vez que seu carro tinha problemas e só foi para a pista tentar um volta rápida a poucos minutos do fim. O resultado foi não conseguir um bom ajuste a tempo de abrir algum boa volta. Destaque positivo para o japonês Kobayashi, que havia sido substituído pela Caterham na Bélgica pelo alemão Andre Lotterer e seu dinheiro, hoje de volta e ficou a frente das Marussias e de seu lento companheiro de equipe: 22) Ericsson SUE – Caterham; 21) Chilton ING – Marussia; 20) Bianchi FRA – Marussia; 19) Kobayashi JAP – Caterham; 18) Grosjean FRA – Lotus; 17) Maldonado VEN – Lotus.
No Q2, surpresas foram todas negativas. A Toro Rosso que parecia ir bem e poderia até tentar colocar 1 dos carros em Q3, ficou no meio do treino como de costume. E a pior surpresa foi ver o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, ser eliminado nesta parte, e ainda ficar atrás do russo Kvyat. A fase dele já não é boa, e ai na corrida da casa ferrarista, vai mal assim… As posições intermediárias ficaram assim: 16) Gutierrez MEX – Sauber; 15) Sutil ALE – Sauber; 14) Hulkenberg ALE – Force India; 13) Vergne FRA – Toro Rosso; 12) Raikkonen FIN – Ferrari; 11) Kvyat RUS – Toro Rosso.
No decisivo Q3, Hamilton manteve sua tocada agressiva e marcou território logo no início do treino, ficando na frente toda a parte final e assim sendo o pole para a prova em Monza. Na disputa da Williams, mais uma vez o rápido Bottas conseguiu a 3º posição no grid. Surpesa positiva mesmo foi a McLaren, que enfim conseguiu colocar seus 2 carros no Q3 e em boas posições. Grid finalizado da seguinte forma: 10) Perez MEX – Force India; 9) Ricciardo AUS – Red Bull; 8) Vettel ALE – Red Bull; 7) Alonso ESP – Ferrari; 6) Button ING – McLaren; 5) Magnussen DIN – McLaren; 4) Massa BRA – Williams; 3) Bottas FIN – Williams; 2) Rosberg ALE – Mercedes; 1) Hamilton ING – Mercedes.
A prova da Itália tem largada ás 9h da manhã deste domingo.