Despoluição em Córrego no Parque Califórnia divide moradores

0 0

Uma obra no Córrego Seco, situado no Parque Califórnia, na avenida Dr. João Victor Lamanna, próximo à rodovia Geraldo Scavone tem dividido moradores. O esgoto que era lançado em alguns pontos do Córrego Seco no bairro e também no Altos de Sant’Anna está sendo ‘transportado’ para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central com a pré-operação da nova EEE (estação elevatória de esgoto), que fica no Parque dos Sinos.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) afirma que o investimento nessa obra ultrapassa R$ 5,1 milhões. Os trabalhos continuam para a despoluição de todo o córrego, restando fazer interligações em trechos nos bairros Jardim Marcondes, Jardim Luiza e Parque dos Sinos. Os coletores-tronco implantados às margens do córrego já estão levando o esgoto, por meio de bombeamento feito pela EEE, para a ETE Central, do Projeto Turi Limpo – Viva Melhor.

Alguns moradores do local não gostaram da ação. “É uma das poucas áreas verdes em nossa cidade e agora querem transformar num piscinão. Estas nascentes estão sendo prejudicadas pelo descaso da administração com as leis ambientais”, disse um morador, que não quis se identificar. Outros moradores do bairro chegaram a fazer um abaixo-assinado com mais de 1500 assinaturas pedindo para a prefeitura transformar o local em uma área verde destinada para a educação ambiental e lazer.

O Córrego Seco pertence à Bacia 3, que envolve desde os bairros mais altos – Parque dos Príncipes, Jardim das Indústrias, Parque Califórnia e Jardim Califórnia — até a região mais baixa no Parque dos Sinos e Jardim Marcondes.

A prefeitura enviou uma nota ao NJ rebatendo os moradores.

Veja na íntegra:

O projeto de despoluição do Córrego Seco trata-se de retirada do esgoto doméstico, que antes era lançado no córrego, por meio de coletores (tubulações). O esgoto então está sendo levado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central, na região do Parque dos Sinos, para o devido tratamento antes de ser lançado no rio Paraíba do Sul.

Portanto, o córrego não será transformado em um piscinão, como afirma o texto. A Prefeitura de Jacareí esclarece que o projeto de revitalização da área de lazer do Parque Califórnia não tem nada a ver com a despoluição do Córrego Seco.

O projeto de revitalização foi apresentado e protocolado no Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), após ser contemplado com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para realização das obras que preveem a preservação das nascentes, ampliação da área verde, implantação de paisagismo e manutenção da área de lazer, além de um reservatório de retenção de águas pluviais com capacidade para deter um volume de 890 m³ de águas no local – um estudo técnico apontou a contribuição do volume de águas pluviais que deve ser represado, impedindo inundações nas áreas abaixo desta região.

A Prefeitura de Jacareí aguarda o licenciamento da Cetesb para começar as obras, que agora contam com uma verba de R$ 680 mil do Fehidro.

A Prefeitura esclarece que o local será uma área de lazer com muito verde, ações de educação ambiental e preservação das nascentes – o projeto já foi apresentado aos moradores da área, que inclusive participaram da reunião no CBH-PS.

Já o Córrego Seco, quando estiver totalmente despoluído, como mostram as fotos enviadas pela assessoria de imprensa, será mais um ganho ambiental para toda a comunidade, pois o local não terá mais despejo de esgoto.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *