Hamilton vence no Japão. Bianchi sofre grave acidente

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O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 nesta madrugada foi incomum, do início ao fim. Novamente disputado no tradicional autódromo de Suzuka, um tufão que se aproxima da ilha nipônica cobriu toda ela, provando mal tempo com chuvas e fortes ventos. Havia uma expectativa ruim de que a prova poderia ser interrompida ou mesmo não acontecer devido às fortes chuvas e ventos que poderiam acontecer durante a tarde, o que acabou não acontecendo.

Primeiramente foram dadas 2 voltas atrás do Safety Car sob bandeira amarela até darem bandeira vermelha e aguardar por uma nova relargada. Pouco mais de 20 minutos de paralisação e o mesmo procedimento com carro de segurança foi realizado. Durante as voltas de reconhecimento da pista, a Ferrari de Fernando Alonso simplesmente apagou, obrigando o espanhol a abandonar a prova sem sequer ter largado. Desta vez, no 10º giro, enfim veio a bandeira verde.

O pole Robserg e seu companheiro de equipe Mercedes, o inglês Lewis Hamilton, disparam na frente dos outros carros. Todo mundo usava os pneus para chuva, porém logo na largada o inglês Jenson Button, da McLaren, foi aos boxes colocar os intermediários, decisão que se mostrou muito acertada. Aos poucos todo mundo foi aos boxes colocar também os intermediários.

Durante as primeiras 20 voltas, a Red Bull se mostrou a única equipe a andar rápido em Suzuka, além da líder Mercedes. Vettel e Ricciardo seguiram os carros da Williams de perto e não demorou muito para simplesmente engolirem Massa e Bottas na pista, deixando caminho livre para ambos tentarem disputar entre si a 3º posição da prova e último lugar no pódio.

Durante as paradas para troca de pneus, quem foi ganhando muitas posições foi Button, que chegou a figurar na 2º posição. Durante a prova, seu rendimento foi “normalizando” ficando atrás das Mercedes e Red Bull. O inglês foi seguidos por Bottas e Massa, que fizeram uma corrida muito boa dentro das possibilidades da Williams, que este ano já se mostrou não se entender bem em pistas molhadas.

O lance maior da prova durante sua realização foi a ultrapassagem de Hamilton sobre Rosberg, na 1º curva a quase 320km/h e por fora. Manobra muito bem feita que lhe rendeu a liderança e mais para frente a vitória. Esse seria o lance maior não fosse o acontecido na volta 47. Na volta anterior, o alemão Adrian Sutil, da Sauber, bate na curva 8 após rodar sozinho. Ele sai do carro andando e logo vários fiscais e um trator estavam no local para retirar seu carro. Bandeira amarela apenas no local foi acionada.

Eis que, 1 volta depois a TV de maneira insistente o trator parado e o carro de Sutil ainda no chão, e do nada o Safety Car é acionado. Uma imagem já deixa algo no ar, pois o carro médico sai junto com o de segurança, e vai muito rápido para o local. Questão de segundos, bandeira vermelha e um aviso do controle de prova para todos os pilotos irem direto para a área de box. Prova interrompida com 47 voltas das 53 programadas. Com isso, a direção decide dar ela como encerrada.

O motivo de toda esta mudança e movimentação foi a batida do francês Jules Bianchi, da Marussia. O piloto escapou na mesma curva 8 e bateu no trator que estava ali para tirar a Sauber de Sutil. A batida foi forte e deixou o piloto inconsciente, estado em que ele estava até sua remoção, de ambulância, para o hospital da Universidade de Mie. Não se sabe ainda qualquer detalhe sobre seu estado de saúde, mas todo o protocolo executado pela FIA desde a bandeira vermelha até a remoção do piloto do autódromo para um hospital, ás pressas e sem qualquer imagem, dá a entender que seu estado pode ser grave.

Com isso, a zona de pontos do GP do Japão foi fechado com os seguintes pilotos: 1) Hamilton ING – Mercedes; 2) Rosberg ALE – Mercedes; 3) Vettel ALE – Red Bull; 4) Ricciardo AUS – Red Bull; 5) Button ING – McLaren; 6) Bottas FIN – Williams; 7) Massa BRA – Williams; 8) Hulkenberg ALE – Force India; 9) Vergne FRA – Toro Rosso; 10) Perez MEX – Force India.

O campeonato ficou desta forma após a prova nipônica:

  1. Hamilton ING – Mercedes 266

  2. Rosberg ALE – Mercedes 256

  3. Ricciardo AUS – Red Bull 193

  4. Vettel ALE – Red Bull 139

  5. Alonso ESP – Ferrari 133

9. Massa BRA – Williams 71

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