Campanha de vacinação contra a pólio segue até 28 de novembro

0 0

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e tríplice viral, que começou no último sábado (8), continua até dia 28 de novembro. Devem tomar a vacina contra a pólio as crianças de 6 meses até 5 anos, e a tríplice viral, as crianças de 1 a 5 anos. Em Jacareí as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, exceto nas UMSFs Jardim Emília e Parque Imperial. As pessoas que moram no Jardim Emília podem comparecer à UBS Santa Cruz dos Lázaros, e quem mora no Parque Imperial pode ir à UMSF do Esperança.

A meta da Secretaria de Saúde de Jacareí é vacinar aproximadamente 13 mil crianças. Os pais devem comparecer às Unidades de Saúde levando a carteirinha de vacinação. No sábado (22), as unidades estarão abertas das 8h às 17h para vacinar as crianças, mesmo horário de funcionamento dos dias úteis.

Saiba mais – A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda causada por três tipos de poliovírus (I, II e II). Nos quadros mais severos a poliomielite pode manifestar-se com formas paralíticas e causar óbito. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa, através de secreções nasofaríngeas, ou de objetos, alimentos e água, contaminados com fezes de doentes ou portadores. O período de incubação varia de 2 a 30 dias (em geral, 7 dias). No Brasil a poliomielite está erradicada e o registro dos últimos casos confirmados foi em 1989 nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e afeta principalmente as crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem entre 8 e12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A maioria das pessoas se recupera mesmo sem tratamento dentro de três semanas, mas o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia, infecção de ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação.

Nova vacina é incorporada ao calendário das gestantes

Uma nova vacina, a DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche, foi incorporada ao calendário de vacinação das gestantes. A vacina é indicada a partir da 27ª semana de gestação e deve ser tomada preferencialmente até a 36ª semana, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável de parto. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *