Cerca de 200 pessoas participam de audiência com Secretário de Saúde

0 0

A Câmara de Jacareí realizou na noite da última sexta-feira (21), audiência popular com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio de Paula Soares. Durante cerca de quatro horas, o gestor da pasta de Saúde do Município respondeu aos questionamentos dos vereadores, de autoridades e representantes de entidades ligadas à área e também do público em geral que participou da audiência, no Plenário da sede do Legislativo Municipal.

Ao todo, cerca de 200 pessoas compareceram às Galerias da Câmara para participar do evento, iniciado às 18h30. Entre os temas mais repercutidos – e que geraram maior volume de questionamentos por parte dos presentes – destaque para a dificuldade na realização de exames e cirurgias no Sistema de Saúde Municipal, a prestação de contas referentes à gestão financeira da Santa Casa de Misericórdia, as condições de atendimento hospitalar aos pacientes, o funcionamento operacional dos serviços de suporte ao atendimento médico, assim como a gestão dos recursos humanos e condições de trabalho no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS), em Jacareí.

“Acredito que a participação popular  é sempre muito positiva, enriquece e traz coisas novas para a gestão”, afirmou o Secretário.

“Foi uma audiência esclarecedora. É preciso explicar que a Santa Casa de Jacareí é uma unidade ‘porta aberta’, ou seja, atende a todos os pacientes que chegarem ao hospital, sem distinção se eles têm convênio ou não”, disse o Secretário.

Em relação à saúde financeira da entidade, o gestor explicou que parte do montante tem relação com ações fiscais e trabalhistas que futuramente podem ou não se concretizarem, situação que foi incorporada no balanço. “Até 2009, as ações fiscais e trabalhistas que corriam na Justiça não eram contabilizadas no balanço financeiro da Santa Casa, no entanto, essas cifras podem não ocorrer e assim não virarem dívida”, explica.

Já em relação à realização de procedimentos (exames, consultas e cirurgias), Antônio de Paula demonstrou o modo de funcionamento do SUS e como o município de Jacareí está inserido nesta pactuação. “Jacareí é referência em oncologia na região, mas para outras especialidades existem municípios referenciados para estes tipos de atendimento”, afirma. Na microrregião, Jacareí é referência para o atendimento a pacientes de Santa Branca, Igaratá e demais municípios do Litoral Norte.

Na opinião da presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, vereadora Ana Lino (PMDB), a audiência com o Secretário Municipal de Saúde foi uma iniciativa importante e positiva para a continuidade dos trabalhos da comissão junto à pasta. “Foi apenas o primeiro passo. A Comissão tem autonomia para acompanhar todas as questões que envolvem a Saúde em nosso município”, afirma.

Já para o relator da Comissão de Saúde, vereador Fernando da Ótica Original (PSC), a audiência foi válida e apresentou informações para o avanço dos trabalhos da Comissão. “Foi uma noite muito produtiva, apesar de muitas das perguntas e respostas ficarem no campo superficial, a audiência serviu para que a Comissão possa avançar e discutir mais na investigação e fiscalização da Santa Casa, papel fundamental dos vereadores”, conclui o parlamentar.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *