Malásia viu uma prova pra lá de animada

0 0

Final de semana com decisão de título na Fórmula 1, mas foi outra fórmula que por enquanto agitou o mundo do automobilismo: a Fórmula E. Os carros elétricos desfilaram seus zumbidos e belezas pelas ruas da capital administrativa da Malásia. Putrajaya tem uma arquitetura das mais modernas do mundo, assim como Kuala Lumpur, porém se contrastando com toda a história da cultura mongol da região malaia. O circuito foi montado no entorno do palácio do Primeiro Ministro malaio, e conta com 12 curvas, sendo a 1º uma chicane e 1 hairpin, muito parecido com o do pincipado de Macau, bem fechado, quase em 180º.

Enquanto a etapa de 2 meses atrás na China foi disputada em uma pista mais travada com zebras altas, esta etapa teve uma pista mais larga e sem esse problema das zebras, dando mais oportunidades aos pilotos para fazerem ultrapassagens e arriscarem mais. Com isso, claro, tivemos alguns exageros.

No grid para largada, o pole era o espanhol Oriol Serviá, da Dragon Racing. O melhor brasileiro no grid foi Nelsinho Piquet em 7º, com seu carro da China Racing. Bruno Senna, da Mahindra, foi 9º e Lucas Di Grassi, da Audi Abt, bateu e acabou largando da 18º posição.

A largada foi limpa, apenas com alguns pilotos passando reto na chicane da curva 1, mas dentro do normal. O problema aconteceu logo na chegada do hairpin, onde a inglesa Katherine Legge, Amlin Aguri, perdeu o controle de seu carro e acertou a outra mulher do grid, a italiana Michela Ceruti, da Trulli, obrigando ambas a abandonar.

Mas quem aprontou mesmo, sem dó nem piedade, foi o francês Franck Montagny, da Andretti Autosport. Logo na 1º metade da prova, forçou uma ultrapassagem sobre o alemão Nick Heidfeld, da Venturi, empurrando ele para o muro. Resultado da manobra: o alemão abandonou e o SafetyCar entra na pista pela 2º vez (a batida entre Legge e Cerruti obrigou a 1º intervenção). Não bastante, ele ainda tocou por trás o carro de Bruno Senna, porém levando a pior e tendo que ir aos boxes trocar o bico. Finalizando a saga, quando ainda buscava posições após as paradas para troca de carro, levou punição, um Drive Trough, por utilização de energia a mais em seu carro de maneira indevida.

Após as paradas obrigatórias para troca de carro, com baterias carregadas, e assim terminar as 31 voltas, o alemão Daniel Abt, da Audi Abt, despontava na 1º posição, sendo seguido de maneira feroz por Sam Bird, inglês da Virgin Racing. O problema de Abt foi ter de trocar seu carro devido aos problemas nas baterias antes da hora, sendo obrigado a tirar o pé literalmente nas últimas voltas. O resultado foi termina apenas na 10º posição, e assim entregar de bandeja a vitória aos inglês Bird, que foi impecável durante toda a prova malaia.

Na disputa do pódio estavam italiano Jarno Trulli, com carro da sua equipe, Di Grassi, Piquet, o suíço Sebastien Buemi, da e.Dams, e seu companheiro de equipe, o francês Nicolas Prost. Piquet fez bela manobra sobre Senna e partiu na 4º posição pra cima de Trulli. O italiano recebeu Drive Trough por exceder velocidade nos boxes, antes mesmo de pagar a punição, teve tempo de expremer Nelsinho na 1º curva e obrigar o brasileiro a abandonar a poucas voltas do fim. O italiano também não completou a prova.

Com isso, Di Grassi consegiu a 3º posição de graça e depois, a 2º que era de Abt, finalizando a prova nesta posição, e seguindo na liderança do mundial. Em 3º, muito perto de Lucas, chegou Buemi, fechando o pódio. Em 4º vinha Senna, muito bem, até chegar no hairpin. Ele simplesmente cometeu erro primário e perdeu o controle do carro na saída da curva que leva a esse “cotovelo”. Travou os pneus, mas não foi o suficiente e bateu forte no muro, na última volta. Ele nada sofreu, mas perdeu pontos muito preciosos.

A zona de pontos da prova ficou assim: 1) Bird ING – Virgin; 2) Di Grassi BRA – Audi Abt; 3) Buemi SUI – e.Dams; 4) Prost FRA – e.Dams; 5) D’Ambrosio BEL – Dragon; 6) Chandhok IND – Mahindra; 7) Serviá ESP – Dragon; 8) Félix da Costa POR – Amlin Aguri; 9) Alguersuari ESP – Virgin; 10) Abt ALE – Audi Abt.

O campeonato de pilotos segue com liderança de Lucas Di Grassi, com 43 pontos, seguido de perto pelo novo vice líder, o inglês Sam Bird, com 40. Com 18 pontos, Montagny ainda segue em 3º na tabela, mas seguido de perto, também com 18 pontos, por Prost, Chandhok e D’Ambrosio.

Próxima etapa será nas ruas de Punta Del Este, no Uruguai, dia 13 de Dezembro, fechando esta parte da F-E em 2014.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *